2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Célia has read 0 books toward her goal of 75 books.
hide

Estou a Ler

Newsletter

Arquivo

Creative Commons License This blog by Estante de Livros is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Visitas desde 20/07/2007

[Blogue] Marcadores de Livros

Wednesday, October 19, 2011 Post de Célia

No outro dia andei em arrumações e decidi juntar no mesmo sítio os marcadores de livros que encontrei. Só nessa altura me apercebi da quantidade de marcadores que tenho, apesar de infelizmente possuir muito poucos que se destaquem particularmente ou sejam muito diferentes de um marcador comum. Aqui uma visão sobre a coleção:

 

 

 

Mas a foto acima não mostra todos os marcadores. A verdade é que há algum tempo ganhei a mania de colocar os marcadores dentro dos livros respetivos, pelo que aqui só estão os marcadores que não correspondem a nenhum livro que tenha. Esta mania já me fez sair de sair de uma livraria com marcadores, mas sem livros :D

Apesar de lhe ter chamado coleção acima, a verdade é que não faço propriamente coleção de marcadores. Gosto de ter vários para utilizar e há alguns que acho que são mesmo engraçados, mas não é nenhuma obsessão. No que respeita à utilização dos marcadores, não sou muito esquisita. Se o livro tiver marcador correspondente, é esse que utilizo; se não tiver, escolho outro qualquer, desde que se adeque ao tamanho do livro. Não utilizo sempre o mesmo, mas faço sempre questão de utilizar um marcador em vez de qualquer outra coisa que sirva para marcar a página. O que nunca faço mesmo é dobrar os cantos das páginas… Quando reli o 1.º livro da série Harry Potter percebi que um dia já fiz isso e até me arrepiei ;)

E vocês, qual a vossa relação com os marcadores de livros? 


Categorias Célia, Textos
  • Xanoquita

    Tenho marcadores normais e uso também postais (daqueles com cartazes de filmes e concertos, por exemplo).
    Normalmente não deixo o marcador no livro, guardo-o para voltar a utilizar.

    E às vezes gosto de dobrar os cantos das páginas. Se o livro é meu e já o tiver lido mais que uma vez, acho que lhe dá personalidade e vida :)

  • http://estemeucantinho.blogspot.com WhiteLady3

    Eu faço colecção! Tenho uma caixa de sapatos quase cheia (juntamente com bilhetes de Museus as isso não interessa agora) e fora estão 3 que utilizo. Um é da Penguin e diz “Go on, just one more page”, outro é da livraria Pó dos Livros, e o outro é um género de pequeno apontador de metal que se prende na página. Os dois primeiros uso não só porque me motivam a continuar mas também porque são pequenos, do tamanho dos mass market, pelo que dá para qualquer livro. O apontador até dá para apontar a frase em que fiquei. Se me lembrar, mais logo tiro-lhes fotos. :P

    Do resto da colecção destaco um que tenho em papiro, que é simplesmente bonito e tenho um do local em que trabalho que é magnético. :D

  • http://www.estantedelivros.com cristina

    Tenho vários marcadores em papel, como tu, mas, ultimamente, tenho optado por utulizar uma marcador que me fizeram. É composto por um corpo que marca as páginas e depois tem um fio, parece de missangas, que termina com um pequeno ursinho. A ver se tiro uma foto para te mostrar.

  • slayra

    Eu antes também dobrava as páginas dos livro… *arrepio*.

    Eu faço colecção de marcadores. Tenho imensos, muitos repetidos (os do Book Depository) todos dentro de uma caixa de sapatos como a Whitelady. Quando vejo marcadores à disposição nas livrarias tiro logo um para levar.

  • Leto of the Crows

    Os meus marcadores de colecção também estão dentro de uma caixa de sapatos razoavelmente grande, mas tenho de arranjar outra caixa, que esta já está cheia -.-‘

    Nos livros uso os marcadores de papel repetidos e agora ando a usar um marcador de metal muito querido que me ofereceram (é um dragão!).

  • http://porquenemtudoetrabalho.blogspot.com/ Rodrigo Oliveira

    As únicas dobras nas páginas que me lembro de fazer eram nos livros do “tio patinhas” e “mickeys” :), já lá vão uns aninhos… Hoje em dia seria impensável fazer uma coisa dessas!!!

    Quanto aos marcadores, também já tenho alguns mas há um em particular que utilizo mais vezes. Foi feito pela minha filhota e é cor-de-rosa com umas flores pintadas (baba de pai a cair…). :)
    Não sou coleccionador mas que dá gosto ter vários, lá isso dá. :)

  • Teresa Proença

    Quando, por acidente, deixo cair um livro fico muito aflita e quase espero ouvi-lo “gritar”. Há muitos anos, quando era pequenina não havia marcadores eu marcava a página com um papelinho, um pauzinho ou, simplesmente, decorava-a.
    Adoro marcadores de livros. Tenho uma caixa (em forma de livro) onde guardo as preciosidades que compro ou me oferecem. Quando inicio a leitura de um novo livro, se ele tiver um marcador próprio utilizo-o e deixo-o ficar quando termino a leitura. Se não tiver, vou à minha caixinha dos tesouros e escolho um que lhe fique bem.

  • http://segredos_escondidos.blogs.sapo.pt Andreia

    Eu também faço colecção! Até podemos trocar os repetidos tipo os cromos :p

    Beijinhos***

    • http://estemeucantinho.blogspot.com WhiteLady3

      Estava mesmo a pensar nisso! :D

      • http://segredos_escondidos.blogs.sapo.pt Andreia

        Então quando eu tiver uns quantos repetidos eu aviso :P

        Beijinhsos*****

        • Maria Alice

          Gente eu tenho muitos de uns quatro ou cinco livro por que o cara da livraria me deu tipo um bolo com uns setenta e eu quero muito trocar, estão a fim? me mandem um email se quiserem: amendoboba98@hotmail.com

    • slayra

      Boa ideia! Podíamos tirar fotos àqueles que queremos trocar e depois podemos mandar às pessoas que os quiserem. :D

      • http://segredos_escondidos.blogs.sapo.pt Andreia

        Acho uma ideia gira. Porque, por exemplo, na minha cidade encontro assim muito mas muito raramente. Ainda tenho poucos repetidos, mas quando tiver aviso :P

        Beijinhos***

  • Scatha

    Também tenho uns quantos, mas nunca tive coragem de fazer um album com eles. Tenho de vários tipos, mas geralmente uso um bilhete de comboio para não os estragar. Mas tu já tens uma colecção de certo respeito :). Abram uma página no facebook para troca de marcadores :). Seria interessante para quem faz colecção e acredito que muitos o façam.
    Beijinhos

  • http://folhasdesfolhadas.blogspot.com/ Cris =)

    Eu já dobrei páginas (medooooooooo….) há muitos muitos anos atrás. Depois optava por decorar o número da página… mas hoje a cabeça já não dá para isso com tanta coisa que tenho de fixar… por isso uso marcadores. Não faço colecção mas tenho alguns que recebia da editora presença (2 marcadores de 2 em 2 meses)… mas deixei de receber no correio as novidades (não sei porquê =( ). Além desses tenho 2 magnéticos que vieram com 2 livros que eu comprei do Paul Auster e um de metal que me foi oferecido (que nem sei dele porque não o uso com medo de o perder). Normalmente, ando sempre com o mesmo marcador… a não ser (como aconteceu agora quando peguei no 1º do livro do HP) ter um marcador no livro em que eu peguei… arrumo o anterior e ando com um novo. O que estou a usar agora tem anooooooos… é da círculo leitores, pode servir como régua e tem a mascote da CL no cimo.

  • http://abibliofila.blogspot.com/ Cat SaDiablo

    Eu faço colecção! :D Não é uma obsessão, mas é sempre uma coisa que trago de algum lado a que vá, como souvenir, barato e pequeno, perfeito :)
    Também tenho uma caixinha para os guardar, e tal como tu, uso só 2 ou 3. E também procuro sempre os marcadores do livro correspondente, e deixo-o dentro do livro quando termino a leitura :)
    Tenho poucos que se distingam como verdadeiramente bonitos e especiais (a maioria são marcadores normais, das editoras), vou coleccionando de tudo, mas tenho alguns mesmo giros :)

    E, a vergonha, também eu dobrava os cantos dos livros! Lembro-me distintamente do dia em que deixei de o fazer, no ciclo: uma bibliotecária viu-me a marcar a página e disse: “coitadinho do livro, vai ficar sempre marcado”. E eu pensei “Pois é, coitadinho.” E agora só esse pensamento me dá arrepios! Lol

    Gostei do texto :)

  • http://nacompanhiadoslivros.blogspot.com Isabel Maia

    Nunca fiz colecção de marcadores. Acabo por enviar todos os que me chegam às mãos para uma blogger brasileira minha amiga que faz colecção.
    Eu tenho um marcador único, em cartolina com a frase “Eu não consigo parar de te ler!”. Mas como ele já está a ficar velhinho e usado, vou ter um novo feito especialmente para mim pela nossa amiga viciada Homem do Leme do Conta-me Histórias :)

  • http://florestadelivros.blogspot.com Ana C. Nunes

    Será que sou a única pessoa que recentemente não tem conseguido ver as imagens aqui do blog?Aparece só uma imagem do PictPocket a dizer que a imagem está protegida. ?!?

    Em relação ao tema, faço minhas as tuas palavras, sem tirar nem pôr faço exactamente o mesmo. :)

    • Célia

      Ana, isso não deveria acontecer… :S
      O PictPocket é um plugin que tenho instalado para prevenir os hotlinks das imagens que tenho no meu servidor, e só deveria aparecer noutros locais. De qualquer modo, vou investigar o que se passa. Se continuar a aparecer, agradeço imenso que me dês um toque ;)

  • Célia

    Muito obrigada a todos por partilharem a vossa relação com os marcadores! :D

  • Mariana

    Eu também faço colecção, mas não uso nenhum. Tenho de admitir que sou daquelas pesssoas que dobra o cantinho da página (um hábito que não consigo deixar, infelizmente). A maior parte dos meus marcadores arranjo na feira do livro ou então é a minha mãe que mos dá porque eu leio mais livros em inglês e esses não trazem. E posso anunciar orgulhosamente que a minha colecção conta já com 120 marcadores ;D embora alguns sejam repetidos por isso se alguém avançar com a ideia da troca de marcadores avisem. I’m in!

  • http://www.papeiseletras.blogspot.com Diana

    Xii… Tanta gente com marcadores de livros, a oferecerem-se para tirar fotos e tudo, e eu com uma rubrica de Marcadores de Livros em que ninguém me manda nada!! Olhem aqui –> http://papeiseletras.blogspot.com/search/label/Marcadores%20de%20Livros

    Quem quiser, está à vontade para me enviar fotos dos seus marcadores :)

    • http://estemeucantinho.blogspot.com/ WhiteLady3

      Eu sabia que alguém publicava imagens, já não me lembrava que eras tu! *is ashamed e prepara dotes fotográficos para mostrar colecção*

  • http://abibliofila.blogspot.com/ Cat SaDiablo

    Vocês já viram estes marcadores? *assobia*
    http://www.fnac.pt/GAME-OF-THRONES-SERIE-TV-Magnetico-game-Of-Thrones-Set-B-Pun-sem-especificar/a521382?Origin=BARILLIANCE

    Quero muito o da Muralha, é tão lindo *.*

    • http://estemeucantinho.blogspot.com/ WhiteLady3

      Quero!

    • http://www.papeiseletras.blogspot.com Diana

      Eu também quero!!

  • http://www.tonsdeazul.blogspot.com/ tonsdeazul

    Tenho imensos marcadores de livros. :) Comecei por não dar muita importância, mas depois com o passar dos anos fui tendo cada vez mais e pronto cheguei ao ponto de agora sempre que viajo trazer um marcador do lugar em questão.
    Antes também os colocava dentro do livro correspondente, mas depois deixei essa ideia de lado e arranjei uma caixa toda janota para os colocar todos bem juntinhos. ;)
    Normalmente uso sempre o mesmo marcador e nem posso ouvir em falar na dobra de páginas.
    Ah! E até tenho marcadores para troca. lol

  • Isabel

    Tenho HORROR a quem dobra as páginas dos livros!

    E também tenho muitos marcadores – sempre que vou à feira do livro lá venho com uns quantos… – mas como agora surgiu a moda de cada livro trazer o seu, muitos ficam no interior depois de os ler.

    Mas confesso que o seu texto deu-me vontade de iniciar uma colecção…

  • http://www.facebook.com/Neemyas?ref=tn_tnmn Neemyas E. Dos Santos

    Heei, onde você encontrou aquele de Guerra dos Tronos? OMG Eu queroo!

    Também coleciono marcadores, acho muito legal. Aah nunca vou dobrar a pagina do livro, isso é horrível , prefiro usar o marcador mesmo

  • Beatriz

    Coleciono marcadores, tenho muitos, já sai da livraria só com eles, sem lvros, rsrsrs, quando vou na Bienal de Livros volto carregado deles, eu simplesmente amo, e lendo seu post descobri que não sou única. Faço igual à vc…rsrsrs

  • http://conversaqui.blogspot Libania

    Passei por aqui, e só posso dizer que tenho uma obsessão por marcadores de livros. Tinha-os numa caixa, mas agora estão em capas, dentro de micas de plástico, agarrados com fita que cola de ambos os lados, o que os deixa fáceis de manusear. A familia e amigos sabem desse meu gosto, de modo que a colecção vai aumentando. Tenho alguns fora do vulgar, outros de publicidade, e muitos de vários países, tal como a China. Quando tenho repetidos ofereço a quem também colecciona.
    quanto às páginas dos livros, nunca as dobro, uso sempre um marcador de páginas!

  • Mandy

    Não consigo usar o mesmo marcador, è quase como um t.o.c. Não consigo usar o mesmo em mais de um livro, exemplo o marcador que usei pra ler “A menina que roubava livros” sera apenas daquele livro, e nenhum outro. E as vezes quando sei que não lerei o livro novamente eu jogo fora. Não consigo ficar com ele. ‘-‘

  • Andreia

    Olá, faço colecção, tenho muitos repetidos para troca, interessadas? mandem-me imagens dos vossos ;)

  • Eduarda

    Olá eu faço coleção de marcadores de livros e recentemente adqueri uma micas proprias para arquivo, se alguem estiver interessado eu digo onde podem comprar.
    Em relação ao marcar o livro tenho uma capa que se adapta a todos os livros com o marcador incluido, se estiverem interessadas vejam no fb da Barata Tonta.