Home / 3/5 / [Blogue] Harry Potter and the Order of the Phoenix, de J.K. Rowling

[Blogue] Harry Potter and the Order of the Phoenix, de J.K. Rowling

Autor: J.K. Rowling
Ano: 2003
Série: Harry Potter #5
Formato: Audiobook
Duração: 27 horas
Narrador: Stephen Fry

Sinopse: As his fifth year at Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry approaches, 15-year-old Harry Potter is in full-blown adolescence, complete with regular outbursts of rage, a nearly debilitating crush, and the blooming of a powerful sense of rebellion. It’s been yet another infuriating and boring summer with the despicable Dursleys, this time with minimal contact from our hero’s non-Muggle friends from school. Harry is feeling especially edgy at the lack of news from the magic world, wondering when the freshly revived evil Lord Voldemort will strike. Returning to Hogwarts will be a relief… or will it?

Opinião: Depois da confirmação do regresso de Voldemort no final do último livro, o ambiente no início de mais um ano letivo em Hogwarts é pesado. Apesar de Harry ter sido testemunha deste regresso, ainda são muitos os que duvidam da sua palavra. Entre eles, estão os responsáveis do Ministério da Magia que, com o apoio de Dolores Umbridge, a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, desejam controlar possíveis ações de Dumbledore contra o Ministério.

Entre ter de lidar com a perseguição de Umbridge, o desdém de Snape, a aparente negligência de Dumbledore, Harry tem de continuar a empenhar-se no exigente 5.º ano, cujas provas finais serão decisivas para o seu futuro. Para além de tudo isto, Harry vive também as emoções do primeiro amor e são muitas as hormonas à solta, que se revelam também em impaciência e precipitação de Harry em algumas situações.

Pareceu-me um livro que demora um bom bocado a arrancar e que tem largas secções que poderiam facilmente ter sido eliminadas sem grande prejuízo para a história, de um modo geral. O final da história é a parte mais emocionante e mais bem conseguida do livro. Mais uma vez, uma grande narração de Stephen Fry, que é absolutamente genial na forma como encarna as personagens e adapta a sua narração ao tom da história.

Não gostei tanto deste livro como dos anteriores, principalmente por achar que é demasiado longo e tem um ritmo desequilibrado. Ainda assim, o quinto capítulo desta longa história tem alguns desenvolvimentos importantes que fazem ansiar pela continuação.

Classificação: 3/5 – Gostei

 


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.