Home / 5/5 / [Opinião] Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de J.K. Rowling

[Opinião] Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, de J.K. Rowling

Autor: J.K. Rowling
Título Original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (1999)
Série: Harry Potter #3
Editora: Editorial Presença
Páginas: 343
ISBN: 9789722326018
Tradutor: Isabel Fraga
Origem: Comprado

Sinopse: Daquela vez Harry Potter não conseguira conter-se. Quebrara uma das regras principais de Hogwarts – não exercer técnicas de feitiçaria fora dos muros da escola. Mas aquela detestável Tia Marge merecia permanecer umas boas horas suspensa no tecto da sala dos Dursleys inchada como um balão. Além disso já faltavam poucos dias para recomeçar as aulas. Mas o seu terceiro ano não irá ser fácil. Da prisão de Azkaban fugira o feroz Sirus Black, um dos mais fieis seguidores do assustador Lord Voldemort para o qual Harry Potter continuava a ser o alvo favorito. O pior é que o herói de J. K. Rowling começa a suspeitar da existência de um traidor entre os seus próprios amigos… O regresso da personagem fantástica que está a conquistar leitores em todo o mundo numa aventura que te enfeitiçará até à última página.

Opinião: Da primeira leitura da série Harry Potter, lembrava-me que este tinha sido o meu livro preferido, mas muitos dos detalhes já se tinham desvanecido com o passar do tempo. Mais uma vez, o livro inicia-se com Harry contrariado na casa dos Dursleys durante as férias de verão. Entretanto, um perigoso prisioneiro fugiu de Azkaban, uma prisão para feiticeiros, e a grande maioria das peripécias do ano escolar vão girar em volta da história desse prisioneiro. O terceiro ano em Hogwarts traz algumas disciplinas novas, mais desafios de Quidditch e novas descobertas.

Apesar de manter o tom juvenil, penso que este livro marca o início de uma maior profundidade da história, que conhece aqui desenvolvimentos importantes, não só ao nível da introdução de personagens fulcrais no futuro, como Sirius Black, mas também porque há aqui revelações importantes relativamente a acontecimentos passados. Para além disso, o mundo que a autora criou continua a expandir-se com a introdução de novos conceitos como o Vira-Tempo, os Animagus, os Dementors e o Mapa do Salteador.

É um livro importante para a série pela sua qualidade inerente e pelas perspetivas que abre para o desenrolar da história. Adorei este livro. Cheio de aventuras, bom momentos, novas personagens e diálogos bem conseguidos. Uma excelente adição à série.

Classificação: 5/5 – Adorei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.