Home / 3/5 / [Opinião] Contos Vampiros, de Nancy Kilpatrick

[Opinião] Contos Vampiros, de Nancy Kilpatrick

Autor: Nancy Kilpatrick
Título Original: n.d.
Série: Biblioteca de Verão #3
Editora: Rosto Editora
Páginas: 58
ISBN: 9789898520029
Tradutor: Virgínia Rocha, Eduarda Carvalho, Isabel Sousa, Brigith Guimarães
Origem: Comprado

Opinião: Mais um livro de contos desta coleção, desta vez todos da mesma autora. Nunca tinha ouvido falar de Nancy Kilpatrick, e uma rápida pesquisa disse-me que não tem nada publicado em Portugal; trata-se de uma autora norte-americana que se notabilizou no género de terror na vertente de vampiros, tendo vários romances e compilações de contos publicadas. Confesso que não esperava muito deste livro e, apesar de não ter sido uma leitura propriamente marcante, acabou por ser mais interessante do que parecia à primeira vista. Aqui fica um resumo dos contos:

A Clarabóia: Celie mudou-se para um apartamento num prédio velho, para finalmente ter a sua independência em relação à família. Na primeira noite que lá passa, a presença de luzes na clarabóia do andar, quando não deviam existir nenhumas, levam Celie a pensar que, se calhar, não está tão sozinha como desejaria… Um conto interessante, mas que penso pecar um pouco por falta de desenvolvimento.

A CaveVadim visita a casa da avó, abandonada desde que esta faleceu, com o objetivo de recuperar para a irmã objetos de valor sentimental. A casa tem um aspeto algo sombrio e faz com que Vadim recupere memórias negativas dos tempos que lá passou. Um conto que me pareceu evocar o medo e o terror de forma bem conseguida.

A Montanha AguardaRenata vive numa localidade no sopé de uma montanha, na qual todos os anos se prepara um ritual com crianças, que tem como resultado uma das crianças nunca mais ser vista. Renata conta como no ano em que teve de ir à montanha as coisas foram um pouco diferentes. Foi o conto que mais gostei neste livro, pelo conceito e desenlace.

Mulher de LavradorNoma vê o seu marido Bert, um lavrador, definhar a cada dia que passa e adivinha qual a doença que o persegue. A sua família já a tinha preparado para o momento que se avizinha e por isso Noma está preparada para o pior. Foi um conto que me deixou indiferente.

Leesvile, LouisianaRonee Sue trabalha na caravana que acompanha um circo e tem medo de Malaleik, o Apanhador de Sonhos, uma personagem misteriosa que Ronee julga esconder algum segredo muito importante. Desenvolvimento interessante e final bem conseguido.

Já Não Sou a MesmaConto relatado na primeira pessoa por uma mulher paralisada, que fala sobre o seu passado cheio de acontecimentos obscuros. Achei este conto algo confuso e não muito bem desenvolvido.

De um modo geral, foi uma seleção de contos que achei interessante, mas que gostaria que tivesse incluído contos de autores variados.

Classificação: 3/5 – Gostei 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.