Home / 2/5 / [Opinião] Contos Espantosos, de Vários Autores

[Opinião] Contos Espantosos, de Vários Autores

Autor: Alexandre Dumas, Guy de Maupassant, Honoré de Balzac e Edgar Allan Poe
Título Original: Les Tombeaux de Saint-Denis (1849), La Chevelure (1884), The Cask of Amontillado (1846)
Série: Biblioteca de Verão #2
Editora: Rosto Editora
Páginas: 59
ISBN: 9789898520012
Tradutor: Rebecca Naslausky, Milton Persson, Alair de Oliveira Gomes
Origem: Comprado

Opinião: Este conjunto de contos, que pretende juntar histórias que incluem elementos de mistério, fantasia e terror, pertecem todos a escritores do século XIX, e apenas Edgar Allan Poe não é francês. Eis os resumos dos contos:

As Tumbas de Saint-Denis (Alexandre Dumas)
Um responsável pelo Museu de Monumentos Franceses, nos finais do século XVIII, conta como, na sequência da exumação de monarcas franceses que se seguiu à Revolução, uma profecia se confirmou. Este conto vai buscar os acontecimentos que rodearam as profanações das sepulturas de Saint-Denis, em 1793. Um conto interessante.

A Cabeleira (Guy de Maupassant)
Um homem está preso devido à sua aparente loucura. Ficamos a conhecer a sua história: devido à paixão pelo passado e por objetos antigos, compra um móvel onde encontra uma cabeleira. Acaba por apaixonar-se pela sua falecida dona e acaba preso por loucura.

O Figurão Espanhol (Honoré de Balzac)
Não gostei deste conto. Passa-se na altura das invasões francesas e aborda uma série de aventuras amorosas rocambolescas de militares franceses em Espanha. Achei demasiado confuso e pouco me ficou desta história.

O Barril de Amontillado (Edgar Allan Poe)
Montresor, o narrador desta história, sente-se ofendido por Fortunato e decide armar-lhe uma cilada para se poder vingar. Com o pretexto de provar uma colheita de amontillado, Fortunato segue-o para as caves e, lá, Montresor decide emparedá-lo vivo. Foi o meu conto preferido dos quatro, o que me deixa curiosidade por ler mais deste autor que foi uma estreia para mim.

Pareceu-me um conjunto de contos mais desequilibrado do que o anterior e, com exceção do conto de Poe, não me cativou por aí além. 

Classificação: 2/5 – OK 


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.