Home / 4/5 / [Opinião] Beijo do Ferro, de Patricia Briggs

[Opinião] Beijo do Ferro, de Patricia Briggs

Autor: Patricia Briggs
Título Original: Iron Kissed (2008)
Série: Mercy Thompson #3
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 261
ISBN: 9789896373344
Tradutor: Manuel Alberto Vieira e Ester Cortegano
Origem: Empréstimo

Sinopse: Mercy Thompson é mecânica de automóveis e uma rapariga tão bela quanto independente. O seu segredo? Consegue mudar de forma. A sua perdição? Não consegue mudar de lealdade. Como tal, quando o seu antigo mentor é preso por assassínio e deixado a apodrecer atrás das grades pela sua própria espécie, Mercy está disposta a arriscar a vida numa missão solitária para limpar o nome dele. Mas a sua lealdade também vai ser testada de outros lados: os lobisomens não são conhecidos pela sua paciência e, se Mercy não se decide entre os dois de quem gosta, Sam e Adam podem fazer a escolha por ela… 

Opinião: Este é já o terceiro volume da série de livros Mercedes Thompson, dentro do género de fantasia urbana e que, muito sinceramente, me está a agradar bastante acompanhar.

Mercy é uma metamorfa que se transforma em coiote, mecânica de automóveis, e parte integrante de um mundo onde existem lobisomens, vampiros, fadas e outros seres sobrenaturais. À semelhança dos dois volumes anteriores, o enredo deste centra-se num mistério policial que envolve as comunidades sobrenaturais e para cuja resolução Mercy é parte fundamental. Desta vez, o mistério envolve a sociedade dos seres feéricos, apenas abordada de forma superficial nos dois volumes anteriores e que aqui é desenvolvida de forma bastante interessante.

O enredo é dinâmico e raramente perde o interesse, sempre bem entrelaçado com o desenvolvimento das personagens e do relacionamento entre elas. Continuo a sentir grande empatia com Mercy e com o seu caráter independente e corajoso. É uma personagem muito bem construída e verosímil, com os seus próprios problemas pessoais que ajudam a torná-la mais real. Eu adoro toda a dinâmica de Mercy com a comunidade lobisomem, que se centram, sobretudo, na amizade e na coragem. A indecisa vida amorosa de Mercy conhece aqui um desenvolvimento importante, uma evolução que acaba por parecer natural.

Foi o volume que mais gostei até agora de uma série que recomendo bastante a quem gosta do género ou a quem o deseja experimentar. 

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.