Autor: George R.R. Martin
Editora: Bantam
Série: Song of Ice and Fire #5
Páginas: 1016
ISBN: 9780553801477
Origem: Comprado
Aviso prévio: Esta opinião não contém spoilers
Opinião: Este foi, sem dúvida, o livro mais aguardado por mim nos últimos tempos, não só porque adoro o mundo e as personagens criadas por George R.R. Martin, mas porque o 4.º volume tinha deixado de lado algumas das personagens principais da história e favoritas dos fãs, mais notavelmente Jon Snow, Daenerys Targaryen e Tyrion Lannister. Por fim, já tinham decorrido 6 anos desde a publicação do último volume da série, A Feast for Crows – apesar de o tempo de espera de quem leu as edições portuguesas à medida que foram saindo ter sido bem menor.
Por causa da ausência de algumas personagens no 4.º volume, foi necessário voltar atrás no tempo para percebermos qual o rumo que tinham tomado. Deste modo, A Dance With Dragons sobrepõe-se temporalmente a A Feast for Crows nos primeiros dois terços do livro, fazendo com que algumas das situações que tínhamos presenciado no volume anterior sejam aqui recuperadas pela perspetiva de outras personagens, o que acaba por funcionar bem.
Como disse, as minhas expetativas eram enormes, especialmente por poder voltar a ler capítulos centrados na minha personagem preferida da história, Jon Snow, e quanto a isso posso dizer que não fiquei desiludida. De resto, aguardava com curiosidade alguns encontros entre personagens e pelo desenlace de outras situações que tinham ficado em suspenso no volume anterior. Aqui já não posso dizer que tenha ficado completamente satisfeita. A minha sensação é que este livro se trata essencialmente do adensar do enredo (ainda mais) em vez do início da sua resolução. É verdade que há algumas revelações (uma, em particular, que muda muita coisa) e desenvolvimentos importantes, mas parece-me que foram mais as coisas que ficaram por resolver e as novas situações que abrem todo um leque de novas possibilidades.
Foram vários os momentos empolgantes e que valeram realmente a pena, mas outros houve em que a história pareceu arrastar-se em demasia. A narrativa parece, por vezes, um pouco dispersa, pelo multiplicar de pontos de vista e por alguma falta de pontos de ligação entre eles. A grande maioria dos pontos de vista tem um interesse moderado a alto, mas houve ali dois ou três que, muito sinceramente, nunca me cativaram. A escrita, essa, continua ao nível a que Martin já nos habituou.
Acho que o melhor livro desta série continua a ser, sem dúvidas, o terceiro – A Storm of Swords (5.º e 6.º volumes nas edições portuguesas). Este quinto volume, apesar de, na minha opinião, ser melhor que o anterior, vai buscar um pouco do seu ritmo mais lento e é só um pouco mais empolgante em termos de desenvolvimentos do enredo. Supostamente, a série terá um total de 7 livros, mas tendo em conta a quantidade de situações por resolver não me espantava nada se chegasse aos 8.
De forma resumida, foi uma leitura bastante aguardada e que, de um modo geral, foi recompensadora apesar de não ter correspondido por completo às minhas expetativas que, diga-se, eram bastante elevadas. Ainda assim, penso que irá agradar bastante aos fãs da saga. A 9 de Setembro, é publicada a primeira metade deste livro em português, com o título A Dança dos Dragões, cuja capa já foi revelada.
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante