Home / 3/5 / [Opinião] Laços de Sangue, de Charlaine Harris

[Opinião] Laços de Sangue, de Charlaine Harris

Autor: Charlaine Harris
Título Original: From Dead to Worse (2008)
Série: Sangue Fresco #8
Editora: Saída de Emergencia
Páginas: 277
ISBN: 9789896373023
Tradutor: Renato Carreira
Origem: Comprado

Sinopse: Depois do desastre natural do furacão Katrina e do horror criado pelo homem da explosão na cimeira de Vampiros, Sookie Stackhouse vive segura mas atordoada, ansiando que as coisas voltem ao normal. Mas o seu namorado, Quinn, é um dos desaparecidos. E as coisas mudam, quer isso agrade ou não aos lobisomens e aos vampiros do seu canto do Louisiana. Nas batalhas que se seguem, Sookie enfrenta perigo, morte… e, mais uma vez, a traição de alguém que ama. Mesmo que deixe de haver pêlo de lobo no ar e mesmo que o sangue frio dos vampiros deixe de jorrar, o seu mundo não voltará a ser o mesmo…

Opinião: Eis-me chegada ao 8.º volume da saga que tem como protagonista Sookie Stackhouse, uma empregada de bar no sul dos Estados Unidos, que vê a sua vida dar uma grande reviravolta assim que os vampiros e outras criaturas sobrenaturais entram na sua vida. Antes de explicar um pouco mais sobre os desenvolvimentos deste volume e o que achei, tenho de dizer que odeio a capa que escolheram para este volume, que é sem dúvida a pior da saga até agora. Impossível não ver a semelhança daquele rosto com o actor que interpreta Edward Cullen, da série Twilight, no grande ecrã. Adiante.

Os acontecimentos deste livro têm lugar após a devastação causada pelo furacão Katrina. O namorado de Sookie, Quinn, continua desaparecido e o início do livro traz novos desenvolvimentos sobre a ligação familiar de Sookie às fadas, quando a personagem tem oportunidade de conhecer um parente proveniente desse mundo. Ao mesmo tempo, Sookie vê-se mais uma vez envolvida numa série de tentativas de assassinato, que parecem advir do equilíbrio precário da política no mundo dos lobisomens.

No mundo vampírico, as coisas também não estão mais pacíficas: o acidente que fragilizou a rainha Sophie-Anne ameaça causar muitos problemas a Eric e traz para a cena novas personagens, interessadas em desafiar a autoridade da rainha.

De resto, Sookie continua com os seus problemas pessoais: em casa, a convivência com a bruxa Amelia traz uma nova bruxa para casa de Sookie, Octavia, que ficou sem casa após a passagem do furacão. A convivência das três não deixa de trazer uma dinâmica engraçada à história. Em relação à sua vida sentimental, a relação com Quinn não parece ter grande futuro, ao contrário do que se passa entre ela e o vampiro Eric. Mas o antigo namorado, Bill, continua a aparecer para “picar o ponto” e provocar alguma indecisão indesejada por Sookie. E isto leva-me a um dos aspectos que me começa a cansar nestes livros, os inúmeros pretendentes de Sookie e a indecisão dela neste aspecto. O seu sangue de fada explica alguma coisa, mas acho realmente que a autora precisa de demonstrar o carácter decidido da personagem no que diz respeito à sua vida sentimental.

De resto, foi mais uma agradável leitura dentro desta série, ainda com bastante acção, mas bem equilibrada com momentos mais introspectivos por parte da personagem principal, sempre com o toque de humor habitual. 

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.