Home / 4/5 / [Opinião] Roma – Ascensão e Queda de um Império, de Simon Baker

[Opinião] Roma – Ascensão e Queda de um Império, de Simon Baker

Autor: Simon Baker
Título Original: Ancient Rome: The Rise and Fall of an Empire (2007)
Editora: Casa das Letras
Páginas: 350
ISBN: 9789724618944
Tradutor: Pedro Garcia Rosado
Origem: Comprado

Sinopse: Esta é a história do maior império que até hoje o Mundo conheceu. Nela, Simon Baker conta a história da ascensão e da queda da primeira superpotência global, concentrando-se nos seis pontos de viragem fundamentais que deram forma à história de Roma. Sejam bem vindos a uma Roma que nunca antes viram: terrível e esplêndida, enérgica e sórdida. No centro desta apaixonante narrativa histórica estão as personalidades dinâmicas e complexas, mas também imperfeitas, dos mais poderosos senhores de Roma: homens como Pompeu, o Grande, Júlio César, Augusto, Nero e Constantino. Esta soberba narrativa, repleta de energia e de imaginação, é um inteligente resumo dos mais recentes estudos e trabalhos académicos e um relato maravilhosamente evocativo da Roma Antiga.

Opinião: Num pequeno intervalo entre obras de ficção, deixei-me embrenhar por um relato histórico sobre uma das civilizações mais marcantes da História Mundial – a romana. Apaixonada como sou pelo tema, comprei Roma – Ascensão e Queda de um Império, de Simon Baker, e, confesso, as minhas expectativas não saíram defraudadas. Sempre quis saber mais e mais sobre a história Romana, numa tentativa de compreender quão à frente do seu tempo estavam quando fundaram uma civilização tão grandiosa e um Império tão conturbado como vasto e variado.

Confesso que, inicialmente, fiquei surpresa com a escrita. Esperava um relato histórico, embora mais fluído. Ainda assim, não desgostei, mas, para apreender o máximo de informação possível, foi preciso tempo e atenção em doses q.b.

O livro é composto pelo relato das fases mais importantes da civilização Romana, começando com a criação da República, passando, com especial destaque, pelas épocas de César, Nero e Constantino, até à queda do Império. Nesta viagem ao Passado, somos confrontados com alguns momentos de que sempre ouvimos falar: a sede de poder de Júlio César, que tudo fez para chegar ao topo e consagrar o sistema dos Imperadores (o poder num só homem); a crueldade e a exuberância/excentricidade de Nero; o célebre assassinato de Júlio César por parte de Brutus; a perseguição feita aos Judeus, e da qual, ainda hoje, o Coliseu, em Roma, é um testemunho real.

O grande ponto a favor desta obra é que não só nos desvenda mais detalhes de momentos já conhecidos como nos apresenta, pormenorizadamente, outros, igualmente interessantes. A cada página, renova-se a nossa sede de querer saber mais, de aprender. O autor baseou a sua obra numa pesquisa extremamente vasta, rica em variadas versões e documentos, permitindo que a interpretação dos factos seja feita “à nossa maneira”. Para os apaixonados em História, Roma – Ascensão e Queda de Império, de Simon Baker, é altamente recomendado. – Cristina

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.