2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Célia has read 0 books toward her goal of 75 books.
hide

Estou a Ler

Newsletter

Arquivo

Creative Commons License This blog by Estante de Livros is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Visitas desde 20/07/2007

[Opinião] Biblioteca, de Zoran Živković

Thursday, December 23, 2010 Post de Célia

Autor: Zoran Živković
Título Original: Biblioteka (2002)
Editora: Cavalo de Ferro
Páginas: 96
ISBN: 9789728791834
Tradutor: Arijana Medvedec

Sinopse: «Segundo parecia, sempre que abria aquele livro estava perante um novo romance, inédito e genial. Fechei a capa e abri-a mais uma vez. Era isso mesmo! Repeti essa operação simples e sorri. Fiquei algo mais calmo. É estranho como o ser humano aceita com mais facilidade o impossível quando este ser torna previsível.
Para demonstrar a mim próprio que já não ficava aterrorizado com o livro, comecei a abri-lo e fechá-lo rapidamente. Enfeitiçado, observava os títulos a substituírem-se uns aos outros. A sensação era semelhante à alegria inocente que invade uma criança quando deita as mãos a um brinquedo engenhoso.
De repente parei a meio de um movimento. O que acontecia com uma obra depois de eu fechar o livro? Com a minha precipitação infantil tinha perdido para sempre várias obras-primas em potencial da literatura universal.»

 

Opinião: Biblioteca, do escritor sérvio Zoran Živković, consiste num conjunto de seis contos que têm como ponto comum os livros. Como gosto de ler sobre livros e este pequeno livro me vinha muito bem recomendado, decidi requisitá-lo na biblioteca (bastante apropriado). Este pequeno livro, que conheceu a primeira publicação em 2005, foi recentemente relançado na colecção Gente Independente da Cavalo de Ferro. Neste excerto podem ler o primeiro conto e boa parte do segundo. Aqui fica um pequeno resumo de todos os contos:

 

Biblioteca Virtual
Ao navegar pelos emails não solicitados na sua caixa de correio, um escritor descobre o link para uma Biblioteca Virtual que afirma ter lá TUDO. E tem algumas surpresas quando pesquisa o seu próprio nome…

 

Biblioteca Particular
Um homem recebe na sua caixa de correio um livro com o título “Literatura Universal”. Mas descobre que, de cada vez que abre a caixa do correio, um novo exemplar se encontra lá dentro. O conto fala-nos da forma como ele lidará com a quantidade de livros que aparecem e o pouco espaço que tem para os arrumar.

 

Biblioteca Nocturna
Um frequentador assíduo de bibliotecas, na perspectiva de não ter nada para ler durante o fim-de-semana, dirige-se à biblioteca habitual quase na hora de fecho. Mas algumas coisas estranhas acontecem e o leitor é confrontado com a existência de uma biblioteca nocturna com um tipo de leitura diferente do habitual.

 

Biblioteca Infernal
E se, por causa da falta de vocação para a leitura de uma boa percentagem das pessoas, os seus delitos tivessem como castigo irem para o Inferno e fossem obrigados a permanecer numa biblioteca? Seria um castigo ou uma terapia?

 

Biblioteca Mínima
Um escritor desinspirado recebe uma oferta muito peculiar de um vendedor de livros ambulante: um livro que, de cada vez que é aberto, apresenta uma história diferente.

 

Biblioteca Requintada
Uma biblioteca composta apenas por livros bem-parecidos é subitamente invadida por um comum livro de bolso. Depois de todas das tentativas para se ver livre deste intruso, terá o dono da biblioteca de se conformar com a sua presença?

Posso dizer que todos os contos me proporcionaram momentos de leitura bastante agradáveis e gostei particularmente dos elementos fantásticos presentes em todos eles, tendo o livro inclusivamente sido o vencedor na categoria “Melhor Novela” do World Fantasy Award em 2003. Recomendado a todos os que gostam de ler sobre livros e a sua magia. 

 

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante

 


  • http://www.tonsdeazul.blogspot.com/ tonsdeazul

    Estava curiosa pela tua opinião. Não fazia ideia que era um livro com vários contos, mas pareceu-me ser bastante interessante. Mais uma que vou querer ler no próximo ano. ;)

    • Estante de Livros

      Acho sinceramente que vais gostar ;)

  • http://abibliofila.blogspot.com/ Cat SaDiablo

    Parece muito fixe. Cada um dos contos me deu vontade de ler mais depois da tua pequena descrição.
    Também gosto muito de ler sobre livros :)

  • Pingback: Os últimos quinze dias de 2010 (esta semana) « Rascunhos()