2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Célia has read 0 books toward her goal of 75 books.
hide

Estou a Ler

Newsletter

Arquivo

Creative Commons License This blog by Estante de Livros is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Visitas desde 20/07/2007

[Opinião] Um Corpo na Biblioteca, de Agatha Christie

Friday, November 26, 2010 Post de Célia

Autor: Agatha Christie
Título Original: The Body in the Library (1941)
Editora: RBA Coleccionables
Páginas: 196
ISBN: 9788447360376
Tradutor: Isabel Alves

Sinopse: O coronel Bantry e a esposa, Dolly, vivem tranquilamente retirados em St. Mary Mead. Uma manhã, a criada, ofegante e histérica, interrompe o sossego quotidiano: «Oh, minha senhora, oh, minha senhora, está um corpo na biblioteca.» Mrs. Bantry pede à sua amiga Miss Jane Marple que investigue o caso e limpe o nome do seu marido.

 

Opinião: Continuo a avançar na minha colecção da Agatha Christie. Desta vez, optei por ler pela primeira vez um mistério investigado por outra das personagens que a autora celebrizou, Miss Marple.

 

A história inicia-se, como o título indica, com o achado de um cadáver na biblioteca dos Bantry, quando os donos da casa aparentemente desconhecem a identidade da vítima e não fazem a mínima ideia de como lá terá ido parar. Miss Marple é amiga de Mrs. Bantry e esta, tendo em conta que a simpática velhota já tinha demonstrado anteriormente tendência para desvendar este tipo de mistérios, chama-a e pede-lhe ajuda para resolver o caso.

 

A investigação é levada a cabo pelos inspectores destacados para o caso, e as entrevistas aos envolvidos/suspeitos é feita por eles, ficando a participação de Miss Marple relegada para segundo plano. Apesar disso, quando aparece, não deixa de ser curiosa a sua linha de raciocínio, fazendo paralelismos entre as situações que ocorrem na sua pequena aldeia e as motivações dos envolvidos no caso.

 

O enredo em si não me cativou tanto como histórias anteriores da autora, fiquei um pouco decepcionada com o pouco “tempo de antena” dado a Miss Marple, e a resolução do caso, apesar de, como sempre, ser inesperada, pareceu-me um pouco rebuscada e confusa. No entanto, é um livro da Agatha Christie e, por isso, a leitura é viciante e lê-se de um fôlego. Fica a curiosidade por voltar a ler mais coisas que envolvam Miss Marple. 

 

Classificação: 3/5 – Gostei

Livro n.º 96 de 2010


  • Ricardo

    Depois do livro que estou a terminar vou dar oportunidade à Agatha LOL e a Murakamu.

  • Ricardo

    Murakami, digo :)

  • http://poladramaqueen.blogspot.com Paulinha

    Ah, dos livros com a Miss Marple, esse foi o que mais gostei (tá certo que ainda não li todos). Mas ainda prefiro os livros com o Hércule Poirot, é o meu preferido!