Autor: Agatha Christie
Título Original: The Body in the Library (1941)
Editora: RBA Coleccionables
Páginas: 196
ISBN: 9788447360376
Tradutor: Isabel Alves
Origem: Comprado
Opinião: Continuo a avançar na minha colecção da Agatha Christie. Desta vez, optei por ler pela primeira vez um mistério investigado por outra das personagens que a autora celebrizou, Miss Marple.
A história inicia-se, como o título indica, com o achado de um cadáver na biblioteca dos Bantry, quando os donos da casa aparentemente desconhecem a identidade da vítima e não fazem a mínima ideia de como lá terá ido parar. Miss Marple é amiga de Mrs. Bantry e esta, tendo em conta que a simpática velhota já tinha demonstrado anteriormente tendência para desvendar este tipo de mistérios, chama-a e pede-lhe ajuda para resolver o caso.
A investigação é levada a cabo pelos inspectores destacados para o caso, e as entrevistas aos envolvidos/suspeitos é feita por eles, ficando a participação de Miss Marple relegada para segundo plano. Apesar disso, quando aparece, não deixa de ser curiosa a sua linha de raciocínio, fazendo paralelismos entre as situações que ocorrem na sua pequena aldeia e as motivações dos envolvidos no caso.
O enredo em si não me cativou tanto como histórias anteriores da autora, fiquei um pouco decepcionada com o pouco “tempo de antena” dado a Miss Marple, e a resolução do caso, apesar de, como sempre, ser inesperada, pareceu-me um pouco rebuscada e confusa. No entanto, é um livro da Agatha Christie e, por isso, a leitura é viciante e lê-se de um fôlego. Fica a curiosidade por voltar a ler mais coisas que envolvam Miss Marple.
Classificação: 3/5 – Gostei