Autor: Jacqueline Carey
Título Original: Kushiel’s Dart (2.ª metade)
Série: Kushiel PT#2 | Kushiel #1.2
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 416
ISBN: 9789896372200
Tradutor: Teresa Martins de Carvalho
Origem: Recebido para crítica
Opinião: A Marca de Kushiel, segundo volume da saga Kushiel, começa precisamente onde O Dardo de Kushiel terminou, ou não fosse a segunda parte do primeiro volume original. Quem vem acompanhando as minhas leituras sabe que já tinha lido este livro na sua versão original e que tinha gostado muito. Este livro foi, portanto, um exercício interessante de releitura a que, infelizmente, não tenho dedicado mais do meu tempo.
Se o primeiro volume consistiu mais numa introdução ao mundo criado pela autora, este apresenta um ritmo de acontecimentos mais acelerado e dinâmico. Phèdre e Joscelin passam por diversas aventuras e provações e vão encontrando outras personagens pelo caminho, que ajudam a enriquecer a história e a familiarizar o leitor com todos os costumes e regras não só de Terre d’Ange, mas também de outros países. No volume anterior, já tínhamos “visitado” Skaldia (país com tons nórdicos, correspondente à localização da Alemanha/Áustria), e desta vez temos oportunidade de vislumbrar Alba, a Inglaterra do mundo de Jacqueline Carey. É um livro que apresenta algumas surpresas e encruzilhadas aos nossos amigos, e o destino da vilã da história deixa o caminho aberto ao que se seguirá nos próximos volumes.
Gostei tanto da primeira leitura que tinha algum receio de voltar a ler e quebrar um pouco esse encanto. Contudo, e apesar de já saber à partida o rumo dos acontecimentos, foi um prazer voltar a esta autora e “reviver” a história e os desafios das personagens, aproveitando para tomar mais atenção a detalhes que me escaparam à primeira. Esta leitura foi, por isso, um enorme prazer, e vou aguardar pela publicação do 4.º volume em português para empreender a releitura do 2.º volume original. Mais do que recomendado!
Classificação: 5/5 – Adorei