Home / 2/5 / [Opinião] Sangue de Dragão, de Ana Vicente Ferreira

[Opinião] Sangue de Dragão, de Ana Vicente Ferreira

Autor: Ana Vicente Ferreira
Ano de Publicação: 2009
Editora: Ulisseia
Páginas: 240
ISBN: 9789725686133
Origem: Recebido para crítica

Opinião: Antes de mais, deixem-me explicar o motivo pelo qual não pus aqui a sinopse deste livro: revela demasiado acerca do enredo. Posto isto, podem consultá-la aqui, mas vão por vossa conta e risco. Quanto à história propriamente dita: inserindo-se no género fantástico, nomeadamente na fantasia épica, é um livro que conta a história de Aelanna, uma elfo com sangue de dragão herdado do pai, que vive atormentada pelo facto e que parte, na companhia do seu amigo Kels, em busca de um objecto que lhe permitiria livrar-se dessa herança. Pelo caminho, vai encontrando vários companheiros, com destaque para o mago Lorean, que a tentarão ajudar a alcançar o seu objectivo e a compreender a importância de aceitar-se a si própria, tal como é.

Tendo já lido muita fantasia, não é difícil encontrar alguns pontos em comum com outros livros, mas também dentro deste género em concreto era difícil isso não acontecer. Contudo, mesmo pegando numa base já vastamente explorada, é possível fazer algo que cative o leitor. Este é um livro bem escrito, onde se nota que a autora domina a escrita, com um nível de world-building bastante interessante e que revela um bom trabalho de pesquisa. Apenas falha, na minha opinião, na entrega ao leitor de personagens suficientemente desenvolvidas. Não que sejam desinteressantes, mas parece faltar aquele “mergulho” dentro dos seus sentimentos e dilemas que ajudam o leitor a identificar-se com elas e a preocupar-se com o seu destino. Algumas situações parecem também ser resolvidas de forma insatisfatória ou demasiado rápida.

Apesar dos pontos menos positivos que apontei, é um livro que se lê bastante bem e tenho a certeza que alguns ajustes em livros futuros poderão trazer ao leitor momentos de leitura muito agradáveis. Fico a aguardar a continuação. 

Classificação: 2/5 – OK

Livro n.º 80 de 2010


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.