Home / Kindle / [Blogue] Kindle – Primeiras Impressões

[Blogue] Kindle – Primeiras Impressões

Decorrido que está algum tempo desde que adquiri o meu Kindle, e tal como prometido, aqui ficam algumas das minhas impressões relativamente à sua utilização.

 

Para mim, a grande vantagem é mesmo a transportabilidade do aparelho. É muito leve, o que traz grandes benefícios a quem lê bastante fora de casa e costuma andar carregado com o livro que se encontra a ler. Num mundo ideal, teria o livro para ler em casa e o e-book para levar comigo no dia-a-dia. Os e-books que a Mediabooks já tem à venda têm, segundo sei, a opção de fazer a compra juntamente com o livro físico por mais 2,49€ do que custaria apenas o livro físico. Confesso-me na disposição de o pagar, assim estejam disponíveis os livros que desejar comprar.

 

Outras vantagens de leitura que o Kindle me tem proporcionado: é muito mais fácil ler às refeições. Para quem gosta de ler enquanto come qualquer coisa, já não é preciso fazer malabarismos para conseguir ter o livro aberto. A leitura ao sol também não apresenta quaisquer problemas, como podem ver na imagem abaixo, uma vez que o aparelho foi concebido para proporcionar uma experiência de leitura semelhante ao livro em papel – e apesar de ter notado alguns reflexos quando me sento mesmo debaixo das luzes numa carruagem no Metro, não tem nada a ver com ler num ecrã de computador.

 

(se quiserem ver com mais zoom, opção “ver imagem” no botão do lado direito do rato)


Outra coisa que me agrada bastante é a possibilidade de alterar o tamanho da letra conforme as minhas necessidades. No entanto, esta opção não está disponível para ficheiros pdf, apenas para os mobi. Existem vários programas gratuitos (como por exemplo, o Calibre) que fazem a conversão pdf mobi, ou se não quiserem instalar nada é possível fazer isso facilmente aqui, por exemplo. Ainda em relação aos formatos em que vêm os e-books: os disponíves na Mediabooks são em formato e-pub, que não são compatíveis com o Kindle. À pergunta nas FAQ do site “Poderei ler os e-books no Kindle da Amazon®?” é dada a resposta “O Kindle da Amazon suporta apenas ebooks no formato propriedade da Kindle“. Não é verdade, pois o Kindle lê ficheiros em formato Kindle, html, mobi (sem DRM), mp3, pdf, tr3 e txt. Mas mesmo que o ficheiro de origem seja num formato que não os que mencionei, os programas ou sites que referi acima convertem facilmente de uns formatos para outros.

 

Mais uma vantagem: sublinhar passagens ou adicionar notas em qualquer parte do livro. Tanto umas como as outras ficam guardadas num ficheiro txt a que se pode aceder quando ligamos o Kindle ao computador. É óptimo para ir anotando algo que considero importante colocar nas minhas opiniões ou para não deixar escapar passagens que me agradam. O teclado incorporado exige alguma agilidade devido ao tamanho reduzido das teclas e apresenta como desvantagem ter de se aceder a um segundo menu para o caso de se querer introduzir números ou outros símbolos.

 

A bateria aguenta-se muito bem. Depois de 2 semanas de utilização moderada, sem o wi-fi ligado, está a cerca 80% – tendo em conta que já o liguei ao pc e que, enquanto isso, o aparelho carrega.

 

A maior desvantagem, para já, é a pouca oferta de e-books de edições portuguesas. Com os livros da Saída de Emergência que li entretanto, pude aproveitar o excerto de 25% que a editora disponibiliza no seu site, mas no resto do tempo tive mesmo de deixar o Kindle de lado. Espero que o cenário venha a mudar rapidamente. Até lá, há e-books em inglês e outras línguas gratuitos (no Project Gutenberg, por exemplo) ou a preços bastante interessantes.

 


Sobre Célia

Tenho 35 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.