É uma ideia que tenho visto em vários blogues (a White Lady fez um recentemente) e que me parece muito interessante. Uma vez que no início de 2010 me propus a ler mais autores portugueses, decidi fazer o meu primeiro Mês Temático e só ler autores portugueses ao longo do mês de Setembro. Os livros escolhidos são (não serão lidos necessariamente por esta ordem):
- Ensaio Sobre a Cegueira, José Saramago
- O Evangelho do Enforcado, David Soares
- A Ilha das Trevas, José Rodrigues dos Santos
- Um Homem Só, Maria Helena Ventura
- Lisboa aos seus amores, Abel Neves
- O Mandarim, Eça de Queirós
- Sangue de Dragão, Ana Vicente Ferreira
- Sally, Jorge Candeias
Não sei se conseguirei lê-los todos num mês, mas tentarei completar estas leituras. Caso a iniciativa seja bem sucedida, irei certamente fazer isto mais vezes, subordinado a este ou outros temas.
Antes de começar a publicar as opiniões dos livros que listei acima, ainda publicarei a opinião de O Último Dia de um Condenado, de Victor Hugo e O Físico, de Noah Gordon (ambos já lidos) e de Revelação, de C.J. Sansom, que me encontro actualmente a ler e que espero terminar em breve.
Tendo em conta o teor deste mês temático, não posso ainda deixar de destacar uma leitora que está a fazer algo semelhante, lendo apenas autores de língua portuguesa, mas ao longo de todo este ano. Como eu não seria capaz, aqui fica a minha vénia à Isabel Maia, do blogue Na Companhia dos Livros.
Célia