Home / 7/10 / [Opinião] Socialnomics, de Erik Qualman

[Opinião] Socialnomics, de Erik Qualman

Autor: Erik Qualman
Título Original: Socialnomics (2009)
Editora: Editorial Presença
Páginas: 288
ISBN: 9789722343794
Tradutor: Alberto Gomes
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: Chega o aguardado livro sobre as redes sociais (Facebook, Youtube, Twitter) que estão a alterar profundamente a nossa forma de comunicar e agir. Aclamado pela crítica internacional, esta obra é um must para quem deseja capitalizar o marketing através da internet. O termo socialnomics caracteriza a nova filosofia interactiva e do consumo estabelecida a partir das redes sociais e analisa qual o seu impacto e influência no mundo, nas nossas vidas e na economia global.

Opinião: Sendo eu uma entusiasta do Twitter, em especial, e da comunicação via Internet, de um modo geral, foi com bastante curiosidade que parti para a leitura deste livro, que se propõe a analisar a forma como as redes sociais têm alterado a forma como comunicamos uns com os outros, não só na perspectiva pessoal, mas também empresarial.

Há muito tempo que a Internet vem mudando a forma como tomamos decisões de compra. Nos dias que correm, a grande maioria das nossas compras são decididas com base em opiniões a que temos acesso na Internet, e o boca-a-boca ganhou, subitamente, uma importância vital no sucesso (ou não) de muitos produtos. Aliás, os livros são um bom exemplo desta situação. Até há poucos anos atrás, as compras de livros faziam-se muito mais “a olho” do que agora, em que uma simples pesquisa no Google permite encontrar várias opiniões sobre determinado livro que nos suscitou curiosidade. O que as redes sociais vêm alterar neste caso em particular e noutros tantos é que nos permite aceder mais facilmente a opiniões de pessoas mais próximas, em cuja opinião confiamos.

A verdade é que desde há 2-3 anos, a utilização das redes sociais tem crescido de uma forma exponencial e neste livro o autor pretende explicar-nos porquê e de que forma consumidores e empresas podem beneficiar das potencialidades destas novas ferramentas. O livro encontra-se escrito numa linguagem muito acessível e o autor utiliza vários exemplos (alguns deles interessantíssimos) para que o leitor melhor compreenda a mensagem que está a tentar passar. Existe um capítulo inteiro dedicado à campanha de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos da América e da forma inteligente como utilizou a Internet para fazer passar a sua mensagem, para além da inclusão de várias situações que envolveram actuações de empresas no âmbito das redes sociais, tanto com bons como com maus exemplos.

É certo que as redes sociais são hoje muito importantes em termos de comunicação na Internet e se revelam ferramentas preciosas no que respeita ao marketing empresarial, e essas duas vertentes são muito bem exploradas pelo autor ao longo deste livro. No entanto, considero que não existem só aspectos positivos na utilização das redes sociais – o próprio autor o refere, a certa altura, muito superficialmente – e, portanto, julgo que a visão optimista poderia ter sido contrabalançada com esta perspectiva. Por outro lado, se é certo que as redes sociais são utilizadas por cada vez mais gente, também não se pode negar que existe uma fatia grande da população (maior ou menor, consoante o país) que ainda não utiliza estes meios e que ainda está agarrada aos meios de comunicação tradicionais.

Resumindo, acho que é um livro interessante não só para quem utiliza com frequência as redes sociais mas também para quem deseja compreender melhor o fenómeno. Gostei. 

Classificação: 7/10 – Bom

Livro n.º 53 de 2010


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.