Home / Eventos / [Blogue] 1.º Encontro BANG!

[Blogue] 1.º Encontro BANG!

Ontem decorreu o primeiro encontro de leitores do Fórum BANG!, dedicado à colecção com o mesmo nome, que tem vindo a ser publicada pela Saída de Emergência e que chegou há pouco tempo ao seu número 100, com a publicação do Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas. O que começou por ser apenas a ideia de um jantar, acabou por ser tornar num evento apoiado pela editora e que contou com sessões de apresentação prévias ao jantar.

 

Na primeira delas, os editores da Saída de Emergência falaram-nos de alguns dos livros que a editora irá lançar até ao final do ano e em 2011. E temos várias boas notícias: a escritora Robin Hobb vai continuar a ser publicada com a trilogia The Tawny Man, que decorre no mesmo mundo da Saga do Assassino, 15 anos após os eventos desta última. Referiu-se também que existe uma boa probabilidade de a autora vir ao nosso país no próximo ano.

De resto, vários lançamentos dentro do fantástico e FC: enquanto George R.R. Martin não acaba o próximo volume de As Crónicas de Gelo e Fogo (e os fãs desesperam), a editora vai publicar uma colectânea de contos seus, alguns decorridos no mesmo mundo e Fevre Dream (em Outubro). Dune, de Frank Herbert já está em fase final de produção; Jacqueline Carey irá continuar a ser publicada; David Anthony Durham é um dos novos autores a entrar no catálogo (Acacia e The Other Lands). Outros destaques são Patricia Briggs, Melissa Marr  e Kim Harrison. Se quiserem ver a lista completa, consultem este tópico do fórum.

Depois desta apresentação, tivemos a tradutora Cristina Correia a falar dos livros de Raymond E. Feist, que traduziu, e também o tradutor José Manuel Lopes, que falou sobre os trabalhos de H.P. Lovecraft e Mervyn Peake, e as suas traduções destes autores.

 

 

A última apresentação esteve a cargo de João Seixas, David Soares e Luís Rodrigues, envolvidos na publicação do Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas, e que nos falaram um pouco sobre esse desafio.

Depois de tudo isto, seguiu-se o convívio, e sinceramente a companhia foi tão boa que depressa chegou ao fim. Foi bom rever caras conhecidas e conhecer caras novas! Pelo meio, decorreram alguns sorteios e tive a sorte de ser presenteada com um exemplar de “O Evangelho do Enforcado”, do David Soares, e tive direito a este autógrafo muito original:

 

 

Resta-me agradecer à Cristina Correia pela organização do jantar, a todos os amigos do Fórum BANG! que estiveram presentes pela companhia, e à Saída de Emergência de um modo geral por demonstrar tanta abertura e simpatia para com os seus leitores. Que sirva de exemplo! – Célia M.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.