Home / 6/10 / [Opinião] O Veneno de Ofiúsa, de Francisco Dionísio

[Opinião] O Veneno de Ofiúsa, de Francisco Dionísio

Autor: Francisco Dionísio
Editora:
Saída de Emergência (Coleção TEEN)
Páginas:
192
ISBN:
9789896372118

Sinopse: Numa luta entre deuses e homens, só os verdadeiros heróis poderão fazer a diferença. Chegou o tempo há muito anunciado em que os deuses deverão partir e deixar o destino da Terra entregue aos homens. Mas nem todos os deuses aceitam fazê-lo, e um terrível conf lito entre homens e divindades é inevitável. É neste cenário que dois jovens guerreiros, Anio e Camal, percorrem a Lusitânia em busca do guardião da joia da Deusa-mãe – uma pedra capaz de aniquilar as próprias divindades. Inspirado nos povos pré-romanos da Península Ibérica, “O Veneno de Ofiúsa” é uma viagem para um tempo mágico há muito esquecido. Estás preparado para a guerra com os deuses?

Opinião: O Veneno de Ofiúsa é mais um livro da Coleção TEEN da Saída de Emergência, da autoria do escritor português Francisco Dionísio, autor da Saga “Os Mouros das Terras Encantadas” (Prime Books). À semelhança dessa saga, também este livro pega no imaginário português e na nossa história para criar um romance histórico com elementos de fantasia.

Encontramo-nos na Hispânia de XI a.C. e vamos acompanhar as aventuras de Anio e Camal, dois jovens pertencentes à tribo dos Galaicos, que habitavam no noroeste da actual Península Ibérica.  Para além deste povo, o livro recupera ainda vários outros: Sefes, Estrímnios e Lusitanos, todos eles povos pré-romanos. Uma aliança entre o chefe da tribo dos Galaicos (e pai de Anio) e os Sefes ameaça a paz destas tribos, uma vez que os Sefes, orientados pela deusa Ofiúsa, desejam recuperar uma joia que permitirá a esta reclamar para si a supremacia sobre os outros deuses e o domínio dos homens.

É um livro relativamente curto, mais dirigido ao público jovem adulto, mas que acaba por apresentar explorações interessantes da história da Península Ibérica pré-romana, da qual pouco conhecia. A história em si é interessante, mas notei alguma falta de desenvolvimento das personagens, estando o principal foco nos confrontos e na movimentação das personagens nos cenários que vão percorrendo. Mas, tal como disse, o público-alvo deste livro é jovem, podendo agradar-lhe mais este destaque dado à componente aventura. É de louvar a escolha da nossa história para pano de fundo desta história, e seria bom vê-lo mais vezes. Gostei. 

Classificação: 6/10 – Interessante

Livro n.º 39 de 2010

9789896372118


Sobre Célia