Home / Blogue / [Blogue] Meme de Hábitos de Leitura

[Blogue] Meme de Hábitos de Leitura

Vi este meme no blog Speculative Horizons e achei interessante transpô-lo para aqui, em português, e dar a conhecer um pouco melhor os meus hábitos de leitura. Estão à vontade para responderem também a estas perguntas nos vossos blogs ou aqui na caixa de comentários 😉

 

Petiscas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favorito?
Não costumo comer enquanto leio (até porque passo uma boa parte do meu tempo a ler em transportes públicos), mas um chocolatinho é sempre bem-vindo.

 

Qual é a tua bebida preferida enquanto lês?
Não costumo beber enquanto leio, mas ocasionalmente faço-me acompanhar por um chá.

 

Costumas fazer anotações enquanto lês, ou a ideia de escrever em livros horroriza-te?
Não costumo escrever nos meus livros, e agora que tenho uma Moleskine dentro da temática dos livros aproveito-a para ir anotando ideias-base para depois escrever as minhas opiniões aqui no blog. Sou daquele tipo de leitores que gosta que os livros estejam o mais novos possível, e não gosto mesmo nada da ideia das anotações no próprio livro.

 

Como é que marcas o local onde ficaste na leitura? Um marcador de livros? Dobras o canto da página? Deixas o livro aberto?
Uso sempre um marcador de livros e até me arrepio só de pensar num livro com vários cantos de páginas dobradas!

 

Ficção, não-ficção, ou ambos?
Praticamente só leio ficção, mas gosto bastante de ler um livro de não-ficção de vez em quando só para variar. A verdade é que, de momento, a leitura serve-me de escape ao dia-a-dia, e isso consegue-se principalmente no campo da ficção.

 

És do tipo de pessoa que lê até ao final do capítulo, ou páras em qualquer sítio?
Sempre que posso, tento parar a leitura no final de um capítulo ou nas divisões que se encontram dentro de um capítulo. No entanto, como leio nos transportes isso nem sempre é possível, sob pena de não conseguir sair na paragem/estação pretendida. Ah, e como só me aguento 10-15 minutos a ler antes de dormir, também me acontece frequentemente parar onde calha e no dia seguinte, acabo por reler a parte onde fiquei porque o sono impede-me de absorver tudo em condições 😀

 

És leitor para atirar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?
Definitivamente, não. Mas reviro os olhos muitas vezes…

 

Se te deparares com uma palavra desconhecida, páras e vais procurar o seu significado?
Não. Até porque teria de andar com um dicionário sempre dentro da mala! Mas mesmo quando estou em casa não o faço, costumo tentar imaginar o significado da palavra pelo contexto. A não ser que apareça inúmeras vezes no texto e me começe a irritar não saber o que significa.

 

O que é que estás a ler actualmente?
O Oito, de Katherine Neville, intercalado com um livro de contos de ficção científica de um autor português, Se Acordar Antes de Morrer, de João Barreiros.


Qual foi o último livro que compraste?

O Jogo do Mundo, de Julio Cortázar, na Feira do Livro de Lisboa.

 

Lês só um livro de cada vez, ou consegues ler mais que um ao mesmo tempo?
Leio mais que um ao mesmo tempo, quando um deles é pesado demais para levar nos transportes, quando a leitura é mais “pesada” e me apetece ler outra mais “leve” ou quando um deles é de contos (como é o caso actualmente).


Tens um lugar/altura do dia preferido para ler?

Nem por isso, leio quando isso se proporciona. Leio sempre nos transportes e parece que me aconteceu alguma desgraça se por acaso me esqueço do livro em casa. Em casa, leio onde calha e quando tenho tempo. Também leio em viagens de carro (sim, não enjoo) ou noutro sítio qualquer sempre que a ocasião o permite.

 

Preferes livros incluídos em séries ou independentes?
Não tenho preferência, gosto de ambos. Os livros incluídos em séries têm a desvantagem de por vezes fazer-nos esperar pela continuação (Martin, anyone?), mas por outro lado permitem-nos continuar num universo que tanto gostamos. Como aprecio bastante o género fantástico e este está normalmente associado a séries, acabo por ler várias, mas não tenho uma preferência assumida por séries.

 

Existe algum livro ou autor específico que estejas sempre a recomendar?
Tolkien. E mais recentemente, o George R.R. Martin.


Como é que organizas os teus livros?

A última vez que o fiz dediquei uma estante a livros não lidos, e coloquei os restantes noutras estantes. Depois dessa divisão, arrumei por colecção e editora. De momento, não me perguntem que tipo de organização tenho, porque basicamente coloco os livros onde encontro espaço.

 

Célia M.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.