Home / 6/10 / [Opinião] Observações, de Jane Harris

[Opinião] Observações, de Jane Harris

Autor: Jane Harris
Título Original: The Observations (2006)
Editora: Editorial Presença
Páginas: 448
ISBN: 9789722343312
Tradutor: José Remelhe e Ana Mendes Lopes
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: Em plena época vitoriana, Bessy Buckley, uma irlandesa de 15 anos, encontra um lugar de criada numa mansão isolada que pertence à encantadora Arabella Reid e ao seu marido, um político com ambições. Arabella faz-lhe várias e intrigantes exigências entre as quais a de que descreva, num diário, as suas tarefas e os seus pensamentos mais íntimos. Apesar de tudo Bessy afeiçoa-se à sua patroa, mas acaba por descobrir que a mansão esconde segredos surpreendentes. Uma sátira inteligente à hipocrisia vitoriana, bem-humorada e com um enredo que cria um suspense psicológico subtil.

Opinião: Disponível a partir de hoje nas livrarias, Observações, de Jane Harris, não fazia parte das minhas escolhas, mas, tendo oportunidade de o ler, antes do seu lançamento, lancei-me à descoberta de uma nova autora e respectivo mundo literário. Apaixonei-me pela sinopse, pela forma como suspense e enquadramento histórico pareciam entrelaçados, mas nem sempre o livro lhe faz jus. Esta obra é uma montanha-russa que nos mantém ora despertos ora dispersos.

Narrado na primeira pessoa, o livro começa de forma sui generis, quando a personagem principal se apresenta e lança, em seguida, as bases para a narrativa. A obra é um espelho da vida de Bessy, a qual partilha connosco muitas das peripécias que rechearam a sua vida e com as quais é confrontada também no seu percurso profissional. Aliás, este campo é um dos grandes focos da obra, já que é a sua função de criada que nos permite conhecer as outras personagens e os cenários descritos. A sua narração varia entre o puramente factual e a partilha de sentimentos/pensamentos íntimos com o leitor, dado, por vezes, azo a momentos hilariantes.

Confesso que esperava um livro mais fluido e interactivo. Existem alguns pontos de interesse, sobretudo a relação que se estabelece entre Bessy e a patroa Arabella, mas falta vivacidade à obra e mais diálogos que estimulem o nosso imaginário. Às vezes, a narradora perde-se em devaneios que enrolam o leitor e o obrigam a ler e reler algumas passagens. Observações pertence àquele conjunto de livros que precisam de tempo e compenetração para serem verdadeiramente saboreados. – Cristina

Classificação: 6/10 – Interessante


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.