Autor: Anita Shreve
Título Original: Testimony (2008)
Editora: Porto Editora
Páginas: 288
ISBN: 9789720045065
Tradutor: Teresa Curvelo
Origem: Recebido para crítica
Opinião: Da Anita Shreve, li há alguns anos o livro A Praia do Destino, que me lembro de ter gostado imenso. Entretanto, comprei outros dela, mas a oportunidade de voltar a ler algo de sua autoria só surgiu agora com este Testemunho.
Testemunho contém precisamente uma série de testemunhos de várias pessoas envolvidos com um caso que escandalizou a América, fictício mas facilmente tornado verosímil face aos casos que sucedem naquele país tão vasto. Num colégio interno, supostamente com alunos mais seleccionados, é encontrada uma gravação que resulta de uma noite de excessos entre três rapazes e uma rapariga menor, que acabam por se envolver sexualmente.
Cada capítulo do livro contém o relato de uma das personagens envolvidas, cada um deles um peça que acaba por compôr o puzzle final. Dada a variedade das personagens envolvidas, o tom do livro varia imenso, mas penso que a autora conseguiu bem dar uma voz única a cada uma delas e torná-las mais “vivas” perante o leitor. Esta variedade de perspectivas contribui também não só para tornar a leitura mais dinâmica e absorvente, como para ajudar o leitor a formar as suas próprias conclusões ao ter a oportunidade para olhar para todos os lados da barricada.
Este foi um livro que li num ápice, porque a história me interessou e porque considero que a autora foi bem sucedida em contar a história que queria contar. O meu único problema com este livro foi que nunca considerei esta história chocante ou propriamente escandalosa. Estas características, que a autora tenta transmitir face à ocorrência relatada, são, suponho eu, fruto de algum puritanismo que todos sabemos estar presente na sociedade americana. Não quero com isto dizer que considero a situação descrita no livro “normal”, mas não duvido que uma coisa destas não teria as mesmas repercussões numa sociedade com uma mentalidade mais “aberta”. Independentemente disso, gostei bastante do livro e recomendo.
Classificação: 7/10 – Bom