Home / Blogue / Blogs literários

Blogs literários

Como sabem, ultimamente (e ainda bem) cada vez proliferam mais blogs literários. Sigo a grande maioria deles, mas decidi fazer este post para vos dar a conhecer aqueles que, não sendo melhores nem piores do que os restantes, mais gosto de visitar. Aqui fica o meu Top 10, sendo a ordenação simplesmente alfabética.

ALEXANDRIA, do Gomes. O seu autor é um participante no nosso fórum e é um blog com reflexões bastante interessantes sobre os livros e o seu mundo (mas não só), e revejo-me plenamente em muitos dos vícios e manias dos leitores que ele descreve.
Às 23h, da Be. Mais uma participante no nosso fórum, cujas opiniões me dão muito prazer ler.
As Leituras do Corvo, da Silent Raven. Blog da escritora Carla Ribeiro, com opiniões que são geralmente coincidentes com as minhas, e informação constantemente actualizada sobre os últimos lançamentos.
Este meu cantinho, da White Lady. Gosto muito de ler as opiniões dela, porque para além de claras e bem escritas, coincidem com as minhas em 99% das ocasiões. Uma excelente fonte de boas sugestões!
Leituras e Devaneios, da Mónica. Se há blog literário onde sei que vou ler precisamente o que a autora pensou do livro, é o da Mónica. Sem paninhos quentes! (pena que não seja muito actualizado nos últimos tempos – Mónica, volta! 😀 )
Lydo e Opinado, do Tiago, Patrícia e Sara. Blog com opiniões, entrevistas, e várias outras coisas interessantes. Gosto particularmente da sensação que transmite de não ser apenas mais um blog, e de haver a preocupação de imprimir um cunho particular ao que fazem.
O Cantinho do Bookoholic, do Pedro. Porque é raro termos jovens a ler e a conseguir transmitir tão lucidamente o que acharam do livro.
planetamarcia, da Márcia. Outra “colega” que já tive oportunidade de conhecer e cujo trabalho gosto imenso, principalmente porque consigo sempre perceber na perfeição as emoções que os livros lhe transmitem.
Porta-Livros, do Rui Azeredo. É um dos poucos blogs de profissionais do sector que gosto realmente de visitar, porque não demonstra o habitual elitismo, dá atenção a todos os tipos de eventos e lançamentos e apresenta opiniões claras, concisas e interessantes.
Sombra dos Livros, da Alice e da Bailarina. Outro blog sempre com opiniões muito bem fundamentadas e esclarecedoras, que gosto sempre de ler.

Ponto comum entre todos eles: escrevem opiniões claras, bem fundamentadas e que me permitem perceber se irei ou não gostar de um livro, independentemente da diferença de gostos.

Ficam também algumas sugestões de blogs literários internacionais de que gosto particularmente: The Book Smugglers, Of the Blog of the Fallen, Pat’s Fantasy Hotlist ou o Angieville.

Não posso terminar este post sem referir algo que veio à baila ontem, numa troca de ideias via Twitter com a White Lady: faltam mais textos de opinião nos blogs literários portugueses. Não me refiro às opiniões literárias, mas a textos que acrescentem conteúdo a este vasto mundo dos livros, que reflictam quem os escreve, que dêem gosto ler. Há tanta coisa que se pode fazer! A crítica que faço também se aplica a este blog e, por isso mesmo, vai daqui a minha promessa para tentar melhorá-lo nesse sentido 😉

Célia M.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.