2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Célia has read 0 books toward her goal of 75 books.
hide

Estou a Ler

Arquivo

Creative Commons License This blog by Estante de Livros is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Visitas desde 20/07/2007

Blogs literários

Monday, March 8, 2010 Post de Célia

Como sabem, ultimamente (e ainda bem) cada vez proliferam mais blogs literários. Sigo a grande maioria deles, mas decidi fazer este post para vos dar a conhecer aqueles que, não sendo melhores nem piores do que os restantes, mais gosto de visitar. Aqui fica o meu Top 10, sendo a ordenação simplesmente alfabética.

- ALEXANDRIA, do Gomes. O seu autor é um participante no nosso fórum e é um blog com reflexões bastante interessantes sobre os livros e o seu mundo (mas não só), e revejo-me plenamente em muitos dos vícios e manias dos leitores que ele descreve.
Às 23h, da Be. Mais uma participante no nosso fórum, cujas opiniões me dão muito prazer ler.
As Leituras do Corvo, da Silent Raven. Blog da escritora Carla Ribeiro, com opiniões que são geralmente coincidentes com as minhas, e informação constantemente actualizada sobre os últimos lançamentos.
Este meu cantinho, da White Lady. Gosto muito de ler as opiniões dela, porque para além de claras e bem escritas, coincidem com as minhas em 99% das ocasiões. Uma excelente fonte de boas sugestões!
Leituras e Devaneios, da Mónica. Se há blog literário onde sei que vou ler precisamente o que a autora pensou do livro, é o da Mónica. Sem paninhos quentes! (pena que não seja muito actualizado nos últimos tempos – Mónica, volta! :D )
Lydo e Opinado, do Tiago, Patrícia e Sara. Blog com opiniões, entrevistas, e várias outras coisas interessantes. Gosto particularmente da sensação que transmite de não ser apenas mais um blog, e de haver a preocupação de imprimir um cunho particular ao que fazem.
O Cantinho do Bookoholic, do Pedro. Porque é raro termos jovens a ler e a conseguir transmitir tão lucidamente o que acharam do livro.
planetamarcia, da Márcia. Outra “colega” que já tive oportunidade de conhecer e cujo trabalho gosto imenso, principalmente porque consigo sempre perceber na perfeição as emoções que os livros lhe transmitem.
Porta-Livros, do Rui Azeredo. É um dos poucos blogs de profissionais do sector que gosto realmente de visitar, porque não demonstra o habitual elitismo, dá atenção a todos os tipos de eventos e lançamentos e apresenta opiniões claras, concisas e interessantes.
Sombra dos Livros, da Alice e da Bailarina. Outro blog sempre com opiniões muito bem fundamentadas e esclarecedoras, que gosto sempre de ler.

Ponto comum entre todos eles: escrevem opiniões claras, bem fundamentadas e que me permitem perceber se irei ou não gostar de um livro, independentemente da diferença de gostos.

Ficam também algumas sugestões de blogs literários internacionais de que gosto particularmente: The Book Smugglers, Of the Blog of the Fallen, Pat’s Fantasy Hotlist ou o Angieville.

Não posso terminar este post sem referir algo que veio à baila ontem, numa troca de ideias via Twitter com a White Lady: faltam mais textos de opinião nos blogs literários portugueses. Não me refiro às opiniões literárias, mas a textos que acrescentem conteúdo a este vasto mundo dos livros, que reflictam quem os escreve, que dêem gosto ler. Há tanta coisa que se pode fazer! A crítica que faço também se aplica a este blog e, por isso mesmo, vai daqui a minha promessa para tentar melhorá-lo nesse sentido ;)

Célia M.


Categorias Blogue, Célia

39 Responses to “Blogs literários”

  1. Rui Bastos says:

    Eu próprio vejo visito regularmente 2 ou 3 desses blogs, bem como este :p

    E quanto àquilo que dizes no fim, enquanto autor de um blog mais ou menos literário, sinto-me atingido, e vejo que tens razão! Ler só sobre livros (mesmo que isso não seja nada mau), pode cansar, e como tal esses tipos de posts fazem falta, e prometo tentar qualquer coisa!

    P.S. – A não ser, claro, que aches que te estou a roubar a ideia (até que estou, mas…), mas nesse caso eu pago os direitos de autor xD (estou a brincar, eu prometo que se me meter em posts desse género, faço a devida referência, pois foi este post que me levou a tomar esta decisão =D)

  2. Excelente post! Acabaram de dar a conhecer alguns blogs de excelente qualidade que eu ainda não tinha descoberto.
    Concordo que falta crítica nos blogs portugueses. Eu diria antes que falta subjectividade. Quanto à qualidade de escrita penso que há blogs excelentes…

  3. Estante de Livros says:

    Rui,
    Deixa cá ver se te deixo “roubar” a ideia… Está bem, pode ser, mas estive na dúvida! :D
    Já agora, apesar de não ter incluído o teu blog no post, também gosto muito de ler as tuas opiniões e da Arisu ;)

    Manuel,
    Ainda bem que pude contribuir para que conheças estes excelentes blogs ;)

  4. Awww, não sei o que dizer! :) Obrigada.
    Também sigo vários dos blogs que referiste e já descobri muito bons livros por lá – e aqui também, evidentemente! Quanto à tua observação final, concordo e também tenho esse elemento em falta. Existe muito mais sobre os livros para além dos livros em si: mas o tempo (e as ideias, admito) não dão para tudo, não é?

  5. Estante de Livros says:

    Não dá mesmo! Eu tenho uma série de posts pensados para colocar aqui (principalmente de livros–>filmes) e não há meio de conseguir fazê-lo. De qualquer forma, não custa ir tentando ;)

  6. Tiago says:

    Uau, estou como a Carla, não sei bem o que dizer! Muito obrigado por o Lydo e Opinado estar entre esses dez. :D É bom saber que aquilo que escrevemos é reconhecido :) Já agora, e caso ainda não tenha referido tal, o Estante de Livros é de longe o meu blog literário preferido desde há muito tempo – tanto pela quantidade de informações dos lançamentos, como da riqueza das suas críticas e pertinência das sugestões. Parabéns pelo excelente trabalho realizado até agora!

    Em relação ao último parágrafo, no Lydo e Opinado temos tentado praticá-lo com a nova rubrica das crónicas, mas ainda não me sinto completamente satisfeito; e agora que chamaste a atenção vou ter empenho redobrado nessa área. Porque é verdade – muitas vezes um grande número de blogs limita-se a dar a mesma informação, não acrescentam nada de novo. É preciso mudar isso.

    Boas leituras!

  7. WhiteLady3 says:

    E eu a pensar que este post ia demorar… :P

    Mais uma vez fiquei encavacada. Obrigada pela menção e por dares a conhecer alguns que (não sei como) ainda não conhecia. ;)

  8. Estante de Livros says:

    Tiago, por acaso acho que o teu blog é um dos que faz melhor trabalho no que diz respeito aos texto próprios. Por isso, só posso aconselhar que continuem o bom trabalho ;)
    E agradeço também que gostes aqui do nosso cantinho!

    WhiteLady, não é preciso agradecer… a menção é inteiramente justa ;)

  9. Mónica says:

    Que grande honra que me deste!!! Estou mesmo muito encavacada *shy*

    A verdade é que o blog anda um pouco ao abandono mas tem sido por falta de tempo principalmente e também por dispersão de atenção por outras coisas mas, depois deste elogio, tenho de ganhar coragem e voltar a escrever (afinal tenho de mostrar que não foi em vão que desperdiçaste um número no teu top). Mas como estou numa fase de mudanças vou aproveitar para mudar isso também :)

    Como não podia deixar de ser, este é dos meu blogs de referência no que concerne a livros. Também visito diariamente alguns outros que mencionas apesar de quase nunca comentar (WhiteLady, Pedro, Marcia, etc).

    Aproveito para agradecer teres dado a conhecer blogs que desconhecia e que passaram para a minha lista de “blogs a andar debaixo de olho”.

  10. Estante de Livros says:

    Mónica,
    Sei que nem sempre o tempo e a vontade nos deixam actualizar o blog como queremos, e apesar de manter este a funcionar praticamente sem interrupções, com a ajuda da Cristina e do Ricardo, há já 2 anos e meio revela apenas que sou um bocado teimosa e persistente e que, acima de tudo, a paixão que tenho por partilhar as minhas opiniões e em estar por aqui tem vencido tudo o resto. No entanto, sei que nem sempre vai ser assim… por isso compreendo-te perfeitamente. Quanto te pedi para voltares, é porque gosto mesmo muito de ler o que escreves e tenho saudades… mas o mais importante é que te sintas bem a fazê-lo ;)

  11. DiAleX says:

    Concordo com a tua opinião final. Tenho andado a inteirar-me da quantidade e qualidade dos blogs literários portugueses e já encontrei alguns de muito boa qualidade tal como este e alguns que mencionaste. No entanto, fiquei ainda com a ideia que estão a nascer como cogumelos, desordenados e nem todos muito “saborosos”! =P
    Se puderes manda-me um mail, estou a juntar alguns contactos, tenho uma ideia em mente ;)

  12. Páginas Desfolhadas says:

    Obrigado pelas dicas. Sendo muito jovens nestas andanças, nada como bons modelos que nos sirvam de inspiração.

    Boas leituras!

  13. marcia says:

    Muito obrigada ao destaque dado ao planetamarcia neste distinto top 10! Estou muito feliz por sentir as minhas opiniões valorizadas. Célia, visito regularmente todos os blogues que destacas e são excelentes, considero-os todos como amigos. Quanto à tua opinião final, sem dúvida algo a pensar…e a por em prática. Desejo sucesso a todos, continuem o bom trabalho. Ao Estante de Livros o que dizer? Adoro vir aqui, sinto-me em casa!

  14. Rui Bastos says:

    Bem, que posso dizer, obrigado :p

    Eu às vezes não fico muito satisfeito com algumas coisas que escrevo, mas fico feliz por gostares =D

  15. Gomes says:

    Obrigado pela referência. Com ela arrancaste o meu pequeno cantinho a um respeitável moderado anonimato. Não me parece coincidência ter batido hoje o record de visitas. Mas muito mais importante do que isso, é saber que gostas de ler o que vou escrevendo. É um prazer e um estímulo para continuar.

    Um abraço

  16. Diana says:

    Também sigo alguns dos blogs que mencionas e aproveitei e fiquei a conhecer mais alguns!
    Concordo com a última parte do post mas, lá está, o tempo é escasso e às vezes já me vejo com dificuldades em pôr aquilo que quero, quanto mais ter ideias para novas coisas…mas desafios criativos são sempre bem vindos! :)

    Já agora, fica aqui o apreço que tenho por este blog e pelo óptimo trabalho que têm feito até agora. Keep up! :)

  17. NLivros says:

    Também eu tenho uma série de Blogs, alguns dos quais aqui referidos, que visito regularmente.

    No entanto permitam-me ser franco (e eu sei que ser sincero não é muito bem visto), penso que a maioria dos blogs sobre livros é muito igual, as opiniões, na sua maioria, são fracas, pouco objectivas e, pior, são muito semelhantes entre elas, ou seja, nota-se que a maioria das pessoas, antes de escrever a opinião vão espreitar a opinião de alguns bloguers.

    A meu ver faltam textos melhor elaborados (sim, podemos dizer de opinião) que expressem o que cada um sente da obra e não meras quase sinopses.

    Também penso que há pouca interactividade entre os blogs. A maioria das vezes as pessoas colocam comentários apenas para aparecer ou para fazer publicidade ao seu blog ou ao seu livro. É legítimo, tudo bem, mas a maioria dos comentários pouco ou nada acresce à opinião e várias vezes também se sente que a opinião nem foi lida.

    Por fim seria engraçado ter mais colaboração entre Blogs numa vertente de interacção entre eles dando relevo a opiniões de facto de qualidade, discutindo-as, escalpeliza-las, pois eu sinto na maioria das ocasiões que as pessoas não gostam nem sabem ler.

  18. Meu nome é Samuel de Jesus. Escrevo esta mensagem para convidá-lo a acessar o meu blog do escritor http://www.blogdosamueldejesusescritor.blogspot.com

    Obrigado!

    Samuel

  19. oi pessoal eu criei um blog outro dia pra comentar sobre livros, mais abri o leque pra outros assuntos tambem. eu não tenho tanta habilidade assim com a escrita mais fiz um comentario e observações de trez do ultimos dez livros q li esses ano. vou apresentar quais foram os livros : Cavalo De Troia / O Segredo De Caifás e O Julgamento De Poncio Pilatos. da uma olhadinha no BLOG eu comecei agora mais vo tá sempre atualizando abrçsssss…

  20. Thaís says:

    Olá!

    Amo e vivo de literatura! Passeando pelos blogs literários encontrei o seu e as suas indicações!

    Adorei!

    Boas leituras!
    Thaís :-D

  21. Olá boa noite peço desculpa de incomodar mas também sou uma autora portuguesa com livros publicados e com um blog sobre os meus livros. Não sei se poderia figurar também na vossa lista de blogs literários isso deixar-me-ia muito feliz. Deixo os meus melhores cumprimentos e agradeço desde já. Obrigado.

    • Estante de Livros says:

      Cara Maria,
      A lista de blogues presentes neste post reflecte o meu gosto pessoal acerca de blogues que frequento e gosto… à partida, só poderia lá incluir blogues que conheço ;)

      Célia

  22. Desculpem em cima e por distracção deixei-vos o link do meu blog errado. Queria deixar-vos o correcto.
    http://omeueudepapel.blogs.sapo.pt/
    Muito obrigado.

  23. Adorei o blog! Quero muito seguí-lo!
    Abraços.

  24. Ygo says:

    Muito interessante esse post… Aproveito para deixar o link do meu blog também. Sou um adolescente que gosta de escrever… E, realmente acho que esse mundo precisa de leitores. Visitem e sigam
    http://ymaia.blogspot.com
    Desde já agradeço!
    Parabéns!!

  25. KiBiológa says:

    Para interessados em publicar um livro achei um site legal: http://www.leitorcritico.com.br
    Vale a pena conferir

  26. Andreza says:

    Gostaria de divulgar a pesquisa que está sendo feita pelo Grupo de pesquisa de Marketing Digital da Universidade Catolica de Petropolis. A pesquisa é sobre o site
    da Livraria Saraiva.
    A pesquisa é feita no site http://www.webqual.net , mas só pode ser feita pelas pessoas que ja compraram no site da livraria saraiva.
    Desde ja agradecemos a colaboração de todos e esperamos que a pesquisa seja proveitosa para aqueles que gostam de comprar livros no site.

    Atenciosamente: Grupo De Pesquisa De Marketing Digital – UCP.

  27. Parabéns por este blog “metalinguístico”!!!

    Abraçoa

  28. Parabéns por este blog “metalinguístico”!!!

    Abraços

  29. Filipa says:

    Descobri agora este blog e adorei :) Bem como os outros que indica. Muitos parabéns!

    asaladoslivros.blogspot.pt

  30. “O verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê.”

    Mário Quintana

  31. Adorei as dicas e já estou seguindo! :)
    Eu criei um blog sobre livros recentemente com minhas amigas, e gostaria que você olhasse ele… Ficaria muito grata!
    Obrigada e desculpe o incômodo. Beijos

  32. Foi com prazer que visitei “A Estante de Livros” com tantos e bons livros para conhecer. Especialmente este post que indica alguns dos bons blogs sobre livros, interessou-me a partilha de informação literária. Será um prazer contribuir para essa divulgação que tem de partir de cada um de nós.

  33. Jéssica says:

    Adorei o blog, está muito bom!
    É realmente uma inspiração para quem esta a começar um blog, como eu. Obrigada :)

  34. Paloma says:

    Oi… que lindo aqui.. :)
    Bom, vim divulgar meu blog e um livro em primeira mão.. já está a venda nas livrarias e no site da Editora Baraúna. Deixarei os links aqui embaixo.

    http://www.hopefullyy.blogspot.com.br

    Elas são Gêmeas já está nas lojas!!!! *_*

    Espero q goste de s2.

    bjs

  35. Eleni Mariana de Menezes says:

    Posso divulgar meu livro neste espaço?

    Onde postei meu coração
    3º lugar no I Concurso Literário Cantinho do Leitor – 2013, realizado pela editora GARCIA edizioni.

    _____________________________________________________

    ONDE POSTEI MEU CORAÇÃO

    Este livro nasceu dos relatos transcritos pela autora ao transcorrer dos anos.
    Após várias solicitações de seus familiares e amigos para levar adiante a ideia da publicação, uma de suas filhas alinhavou-os para que ganhassem corpo dentro dos padrões aceitáveis da linguagem escrita, sem que se distanciassem da mensagem original da autora.
    Tendo abraçado a fé católica ainda na infância, a autora compõe verdadeiros testemunhos com suas narrativas emocionadas e singelas.
    Não é um livro religioso, ainda que provoque no leitor a ideia da necessidade de se crer em algo para se alcançar uma vida equilibrada e feliz.

    MARIA MERCÊS MENEZES MARIANO

    Nasceu aos 20 de setembro de 1927. Mineira do município de Frutal – MG.
    Cursou apenas os dois primeiros anos do ensino fundamental, o resto aprendeu lendo a Bíblia e livros de cunho religiosos.
    Vive atualmente em Uberlândia no Triângulo Mineiro.

    ELENI MARIANA DE MENEZES

    Nasceu aos sete de janeiro de 1957. É a terceira filha de Mercês.
    Nascida em Perdilândia no municí-pio de Santa Vitória no Triângulo Mineiro.
    Cursou Gestão de Finanças e Estratégica de Pessoas.
    Aposentada, vive atualmente em Uberlândia, MG.

  36. kathleen kristinne says:

    Adorei seu blog , e já estou te seguindo
    dê uma passadinha no meu blog , está cheia de resenhas
    http://manual-do-leitor.blogspot.com.br/

  37. Gostaria de informação sobre divulgação de livro e possível parceria com envio de exemplar para resenha.

  38. diego says:

    E muito bom seguir blogs literarios e afins melhor que ficar na frente da tv olhando babaquicies como big brother
    http://gargulasdark.blogspot.com.br


Leave a Reply