2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Célia has read 0 books toward her goal of 75 books.
hide

Estou a Ler

Newsletter

Arquivo

Creative Commons License This blog by Estante de Livros is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Visitas desde 20/07/2007

[Opinião] A Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare

Sunday, March 28, 2010 Post de Célia

Autor: Cassandra Clare
Título Original: City of Bones (2007)
Série: Instrumentos Mortais #1
Editora: Planeta
Páginas: 415
ISBN: 9789896570231
Tradutor: José Luís Luna

 

Sinopse: No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens. Desde essa noite, o seu destino une-se ao dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo mas com tendência a agir como um idiota…

 

Opinião: Ora cá vai mais uma tentativa para o género da fantasia urbana, mas desta vez dirigida a um público mais jovem. A Cidade dos Ossos é o primeiro livro de uma série, Os Instrumentos Mortais, que, ao que tudo indica, ficará completa com a publicação do quarto livro, City of Fallen Angels, previsto para Março de 2011. Esta série é escrita por Cassandra Clare, pseudónimo de uma escritora americana, que começou a sua carreira a escrever fan fiction no universo d’O Senhor dos Anéis e Harry Potter.

 

A protagonista desta história é a jovem Clary Fray, de 15 anos, que no início do livro se vê confrontada com a existência de seres sobrenaturais num mundo que julgava normal; o seu primeiro contacto é com os Caçadores de Sombras, uma espécie de “anjos” que têm como função destruir os demónios que vagueiam pelo mundo e livrá-lo, assim, da sua influência nefasta. Para além destas duas espécies antagonistas, várias outras espécies, como os vampiros, lobisomens e fadas partilham o Mundo das Sombras, mas são considerados Habitantes do Mundo-à-parte. Quando Clary presencia um encontro entre Caçadores de Sombras e um demónio, e perante o desaparecimento da sua mãe, descobre todo um novo mundo cuja existência desconhecia, povoado de seres fantásticos e possibilidades que nunca imaginou existirem.

 

Acaba por ser um livro que se lê rapidamente, porque a história quase sempre desperta interesse. Pareceu-me ter um bom equilíbrio entre cenas de acção e cenas de desenvolvimento de personagens, o que é um ponto a seu favor. Mas esta é uma história dirigida aos mais jovens e, por esse motivo, a linguagem e a profundidade da narrativa a eles se adequa, podendo não ir de encontro às expectativas de quem desejaria algo mais maduro.

 

O final da história conhece um desenlace inesperado, o que a torna mais interessante. No final de contas, foi uma leitura que entreteve (tenho já o volume seguinte para ler), mas definitivamente as histórias dirigidas aos mais jovens já não satisfazem por completo as minhas necessidades como leitora. No entanto, recomendo esta leitura aos jovens ou a adultos que sintam vontade de ler algo mais leve e juvenil, dentro desta temática. 

 

Classificação: 6/10 – Interessante

Livro n.º 25 de 2010


10 Responses to “[Opinião] A Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare”

  1. Elaine says:

    Eu gostei bastante do livro. É, sem dúvida, um livro para jovens ou adultos jovens. Mas como referiste tem um bom equilibrio entre o desenvolvimento das personagens e a acção da história. Acima de tudo, gostei da abordagem que a Cassandra deu sobre ós vários tipos de personagens do fantastico e como os interligou. Achei, de certa forma, original. E como disseste no fim, não tem um final previsivel, o que ajuda muito.
    Eu gostei dos 3 livros. :)

  2. Patricia says:

    Amei ler cada capítulo do 1º livro e estou muito ansiosa pelos proximos, mas sem dúvida fiquei muito chateada com o fato de Jace e Clary serem irmãos, queria que no final tudo fosse uma mentira de Valentim e que eles pudessem ficar juntos já que com certeza eles se apaixonaram.

  3. Lucas says:

    Patricia, que sacanagem esse seu spoiler aqui…Estou na metade do livro, e comecei a ler os comentarios aqui e vc me solta um spoiler desse? Poxa vida hein, presta mais atenção da proxima vez…

  4. fernanda says:

    Que mancada em Patricia.Eu tava Mt Mt anciosa para ler…mas como eu já sei o final,não quero nem olhar para esse livro!VLW em Patricia

  5. Hachi says:

    Esse fato nao faz sentido ._.
    Eles sa completamente diferentes.

  6. a says:

    o livro é demais!já estou sem unhas de tanto esperar pra mim comprar o segundo da série.

  7. katia medeiros says:

    Eu gostei muito da leitura desde começo,confesso q fiquei um tanto desapontada
    com a possiblidade da Clare eo Jace serem irmaos,ate parei de ler o livro,por eu descobri isso antes de terminar a estoria, como estava ansiosa
    li o final e pra falar a verdade fiquei inconformada,passei algumas dias analisando os fatos e retomei a leitura com a certeza q a autora havia deixando algum gacho.
    E tenho certeza q nao estou enganada,acabei de ler o segundo volume,Cidade das Cinzas ,e ja decifrei quase toda a estoria

  8. Nainá says:

    Nossa…!!!…essa é uma dos meus livros favoritos(pq igual Night Huntress, não tem igual…kkkk)…!!!…Mas não pude me segurar,e tenho que dizer que o relacionamento entre Clarissa e o Jace no primeiro livro e o que eles descobriram foi um grande tapa na minha cara…eu estava na torcida para esse casal…eu nem queria ler mais o segundo livro…kkkk…é claro que não resisti e já estou terminando o 3°…!!!…Realmente vale a pena esse livro

  9. Fernando Antonio says:

    Um livro irrepreensível no que tange a narrativa e construção de personagens.
    É claro que o número dois já está em minhas mãos, prestes a ser “consumido”. Afinal acho praticamente impossível que alguem consiga parar a leitura no primeiro volume.
    Porém esse gênero de mundo fantástico, paralelo ao mundo em que vivemos, o qual apenas alguns conseguem perceber, esta se tornando muito repetitivo no mundo literário atual, de maneira tal que começa se desgastar.

  10. jessy says:

    Oi, gostei muito do comentário :)
    conhece algum site em que consiga sacar o livro em português? Mas com um bom portugues :D

    Obrigada e parabéns pelo blog, adorei :)


Leave a Reply