Home / 8/10 / [Opinião] Um Cântico de Natal, de Charles Dickens

[Opinião] Um Cântico de Natal, de Charles Dickens

Autor: Charles Dickens
Título Original: A Christmas Carol (1843)
Editora: Edições Quasi
Páginas: 101
ISBN: 9789895523764
Tradutor: Alexandra Aragão
Origem: Comprado

Sinopse: Com esta narrativa, Dickens inventou o moderno espírito natalício e ofereceu-nos uma das mais inspiradoras e recriadas histórias de sempre. As suas personagens, Scrooge, o pequeno Tim e os Três Fantasmas do Natal (Passado, Presente e Futuro), são nos dias de hoje ícones do verdadeiro significado do Natal.

Opinião: Se há um dia certo para publicar a opinião de Um Cântico de Natal de Charles Dickens, esse dia é hoje. Esta história é uma das várias escritas pelo autor sobre o tema do Natal, e é provavelmente a mais conhecida, tendo já sido adaptada ao teatro, televisão ou ao cinema (estreou no mês passado um filme da Disney, protagonizado por Jim Carrey).

Um Cântico de Natal é uma novela que se lê num par de horas e que conta a história do avarento e egoísta Ebenezer Scrooge que, sete anos após a morte do seu sócio Jacob Marley é visitado pelo seu fantasma na véspera de Natal, que o alerta para a visita iminente de outros 3 fantasmas, que vão tentar com que Scrooge compreenda o verdadeiro espírito de Natal e mude o seu comportamento, antes de ser tarde demais. Scrooge é então visitado pelos Espíritos do Natal Passado, Presente e Futuro, que o levam a ver como eram os seus Natais no passado, o que ele está a perder no Presente por não o querer comemorar e o que o espera no Futuro caso continue a insistir nas atitudes presentes.

É uma pequena história que demonstra a importância do altruísmo e da necessidade que o ser humano tem de se sentir amado, sentimentos esses que costumam particularmente vir ao de cima na época natalícia. É uma história com mais de 160 anos, e, independentemente de alguma conotação religiosa que possa ter, faz-nos pensar sobre aspectos que deveríamos considerar mais não só no Natal, mas no ano inteiro. Gostei muito e recomendo. 

Classificação: 8/10 – Muito Bom

Para terminar, deixo os votos de Feliz Natal de todos os que nos acompanham, esperando que tenham muitos livros no sapatinho 🙂


(imagem daqui)


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.