Autor: Christopher Moore
Título Original: Fool (2009)
Editora: Gailivro
Páginas: 350
ISBN: 9789895576807
Tradutor: Leonor Bizarro Marques
Origem: Recebido para crítica
Opinião: Ora aqui está um livro completamente diferente de tudo o que tinha lido até hoje. Ainda não tinha lido nada do americano Christopher Moore, apesar de já terem sido publicados em Portugal Guia Prático Para Cuidar de Demónios, O Anjo Mais Estúpido e Minha Besta, mas tinha bastante curiosidade, principalmente pela conotação humorística que os seus livros têm.
O Bobo pega na famosa peça de Shakespeare, Rei Lear, e reconta-a na primeira pessoa, pela perspectiva do Bobo. Como não li a peça original (apenas sei qual é o enredo, por alto), não posso fazer grandes comparações, mas esta reformulação da história é sem dúvida muito peculiar. A história (presumo que como a original) está cheia de intriga política e de reviravoltas.O Bobo transforma-se numa peça essencial no desenrolar da trama, pelo poder que tem de dizer aquilo a que mais ninguém se atreve e pela astúcia que demonstra em fazer ver ao Rei Lear as verdadeiras intenções das suas filhas mais velhas, Goneril e Regan, que o fizeram deserdar Cordélia, a mais nova. É necessária alguma atenção para seguir tantas personagens e acontecimentos, mas uma vez ultrapassado esse facto, é um livro que se lê bem.
O humor mordaz e brejeiro, para o qual o autor chama a atenção logo no início do livro, não vá ferir susceptibilidades, é uma característica que pontua todo o livro; fez-me rir algumas vezes, mas confesso que não é exactamente o tipo de humor que mais me cativa. Ainda assim, atribuo-lhe o devido mérito e compreendo quem o ache extremamente divertido.
Gostei da voz e da originalidade do autor, e, apesar de não ter ficado completamente convencida quanto a fazer ou não o meu género de leituras, quero experimentar outros livros do autor.
Classificação: 6/10 – Bom, mas recomendado com reservas