Home / 7/10 / [Opinião] Amor e Guloseimas, de Kate Jacobs

[Opinião] Amor e Guloseimas, de Kate Jacobs

Autor: Kate Jacobs
Título Original: Comfort Food (2008)
Editora: Porto Editora
Páginas: 352
ISBN: 9789720045072
Tradutor: Isabel Alves
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: Prestes a completar cinquenta anos, Augusta “Gus” Simpson, a popular apresentadora de Cozinhar com Gusto!, dá consigo a planear um aniversário que preferiria ignorar – o seu. Está a ficar cansada de ser a anfitriã perfeita, a mãe-galinha, a mulher que é sempre o porto de abrigo para todos os que a rodeiam. Para piorar as coisas, a sua carreira corre perigo – o canal de televisão quer aumentar as audiências do programa e para isso vai buscar a bela e ambiciosa Carmen Vega, ex-Miss Espanha, que depressa se transformará na nova menina bonita da culinária.

Mas Gus não vai desistir sem dar luta – e a temperatura vai subir, no estúdio e fora dele. Porque ela percebe que poderá não só rejuvenescer a sua carreira como melhorar a sua vida familiar – e talvez mesmo a sua vida amorosa.

Opinião: Amor e Guloseimas é o último livro da escritora americana Kate Jacobs, que já tinha sido publicada em Portugal com o livro O Clube de Tricô de Sexta à Noite (cuja adaptação ao cinema, com a participação de Julia Roberts, se prevê estrear em 2010).

A personagem principal deste Amor e Guloseimas é Gus Simpson, uma mulher prestes a chegar aos 50 anos, que dedica a sua vida, há década e meia, à culinária e ao programa televisivo Cozinhar com Gusto!. No entanto, as audiência estão a baixar e, para além da crise de meia-idade e dos problemas das suas duas filhas, Gus vê-se a braços com a perspectiva de ter de partilhar o seu programa com um novo valor do mundo da cozinha, Carmen Vega, que se transforma rapidamente na sua rival.

É uma história divertida a espaços, mas que fala essencialmente sobre mudanças e sobre a forma como lidamos com elas. Nunca é tarde para mudar, aprender, evoluir. Por vezes um pouco previsível, mas não tanto como se poderia supor à partida, este livro acaba por se transformar numa leitura agradável em que as páginas facilmente se voltam. Confesso que gostei de acompanhar as aventuras desta família e as várias referências à comida revelam-se ideais para confortar estes dias mais frios. 

Classificação: 7/10 – Bom


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.