Home / 8/10 / [Opinião] Aliança das Trevas, de Anne Bishop

[Opinião] Aliança das Trevas, de Anne Bishop

Autor: Anne Bishop
Título Original: The Shadow Queen (2009)
Série: Jóias Negras #7
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 336
ISBN: 9789896371692
Tradutor: Cristina Correia
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: A ex-rainha Bhak é agora apenas Cassidy, uma habitante de Dharo que perdeu o seu privilégio após a sua corte ter preferido servir a deslumbrante e bem relacionada Kermilla. Numa terra dizimada pelo seu passado – em tempos governada por rainhas corruptas que foram banidas após uma vaga de destruição e violência – o Príncipe Senhor da Guerra Theran Grayhaven, procura uma parceira para o ajudar a restaurar a sua terra e a sua linhagem. O seu povo vive sem líder e sem esperança e precisa de uma rainha que se recorde do código de honra e dos costumes antigos. Com a ajuda de Saetan – Senhor do Inferno – Theran descobre Cassidy, que parece ser a mulher ideal. Tudo parece bem até que o casal se depara com as suas incompatibilidades e Cassidy conhece um misterioso servente que apela ao seu coração. Será Cassidy forte o suficiente para convencer um povo amargurado a servir novamente uma rainha?

Opinião: Aliança das Trevas é mais um livro decorrido no mundo das Jóias Negras, que Anne Bishop celebrizou com a trilogia original, composta por Filha do Sangue, Herdeira das Sombras e Rainha das Trevas. A história presente neste livro decorre dois anos após os acontecimentos relatados no último livro da trilogia e relaciona-se também com Anel Oculto, uma vez que as personagens da família Grayhaven são descendentes de Jared e Lia, os protagonistas desse livro.

Neste livro, regressamos a Dena Nehele (em Terreille) e percebemos que depois da destruição causada por Jaenelle, continua a ser uma terra cheia de conflitos entre os Sangue e os plebeus. Theran Greyhaven, cada vez mais preocupado com todos estes problemas, decide recorrer a Daemon Sadi para o ajudar a encontrar uma Rainha e tentar serenar os ânimos. A sugestão de Jaenelle, é Cassidy, uma Rainha anteriormente rejeitada pela sua corte, quem se dirige a Dena Nehele para ocupar o cargo, preparada para enfrentar todas as dificuldades.

Como já disse anteriormente, cada novo livro decorrido neste mundo criado por Anne Bishop é como reencontrar velhos amigos. Este não foi excepção, pois voltamos a ter a companhia de Saetan e dos seus filhos Daemon e Lucivar, bem como de Jaenelle. A adaptação de Cassidy à sua nova corte e todos os desafios que irá encontrar é entrelaçada com o dia-a-dia da vida das personagens já nossas conhecidas, com particular destaque para as recordações do passado que continuam a assolar Daemon e Saetan que, neste livro, dão mais alguns passos rumo à recuperação.

Adoro este mundo, estas personagens e a escrita da Anne Bishop, sempre carregada de humor, sensualidade e, quando é necessário, violência. Gosto da forma como a autora está a explorar novas personagens e enredos no mundo que os fãs tanto gostam, sem abandonar as personagens que todos adoramos. Aliança das Trevas é indispensável a todos os fãs da autora! 

Classificação: 8/10 – Muito Bom


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.