Home / Novidades / [Lançamento] A Dádiva

[Lançamento] A Dádiva

No próximo dia 20 de Outubro, a Editorial Presença irá publicar A Dádiva, de Toni Morrison. Este é o mais recente livro da vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 1993 e do Prémio Pulitzer para Ficção em 1988. Estejam atentos porque em breve faremos um passatempo com este livro.
Título Original: A Mercy
Tradução: Fernanda Pinto Rodrigues
Páginas: 144
Colecção: Grandes Narrativas n.º 448
Preço de Editor: 13,40€
ISBN: 978-972-23-4238-4
Sinopse: Da autoria da primeira mulher negra a ser distinguida com o Prémio Nobel da Literatura (1993), A Dádiva é um romance extraordinário que se passa na América do Norte de finais do século XVII. Profundas divisões sociais e religiosas, opressões e preconceitos exacerbados propiciam o cenário ideal para a implantação da escravatura e do ódio racial. Jacob Vaark é um comerciante anglo-holandês que apesar de se manter à parte do negócio dos escravos, que então dá os primeiros passos, acaba por aceitar uma menina negra, Florens, como pagamento de uma dívida de um fazendeiro de Maryland. Nesta parábola do nascimento traumático dos Estados Unidos, Morrison revela-nos o que se esconde sob a superfície de qualquer tipo de sujeição, incluindo a da paixão, e o quanto essa falta de liberdade é nociva para a alma.

Podem ler um excerto do livro aqui.

Sobre a autora: Toni Morrison foi laureada com o Prémio Nobel da Literatura em 1993 e recebeu ainda dois outros prémios literários de grande prestígio – o Pulitzer Prize, em 1988, e o National Book Critics Circle Award, em 1977. Foi professora de Inglês na Universidade de Howard, titular da Cátedra Albert Schweitzer em Humanidades na Universidade do Estado de Nova Iorque, em Albany, e titular da Cátedra Robert F. Goheen em Humanidades na Universidade de Princeton. Foi editora sénior na Random House, em Nova Iorque durante cerca de vinte anos. Com uma vasta obra literária publicada, Toni Morrison é uma referência incontornável da literatura norte-americana contemporânea.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.