Home / Célia / [Opinião] Correntes d’ Escritas – Contos Infantis Ilustrados

[Opinião] Correntes d’ Escritas – Contos Infantis Ilustrados

 
Em Fevereiro deste ano realizou-se o X Correntes d’Escritas na Póvoa de Varzim, que foi também palco da 1.ª edição do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora. O livro Correntes d’Escritas – Contos Infantis Ilustrados é a compilação dos trabalhos colectivos distinguidos com este prémio, fruto do trabalho de alunos do 4.º ano do ensino básico.

O conto vencedor é muito bonito. Trata-se de uma pequena história contada na perspectiva de uns brinquedos que foram doados a uma Instituição e a sua adaptação aos novos donos, meninos carenciados que os receberam como prenda de Natal. Foi escrito por alunos da EB1/JI de Aires (Palmela).

O conto que conseguiu o 2.º lugar conta a história de uma família de ratos: pai, mãe e filho. O filho está triste porque os pais não lhe dão a atenção que ele deseja e quer muito ter um irmão. Até que, na noite de Natal, Quico fica ainda mais triste e deseja ir para bem longe dos seus pais. Este desejo vai fazer com que ele e os pais percebam que às vezes não se dá atenção ao que realmente é mais importante. Gostei muito das ilustrações neste conto, que foi obra dos alunos do Externato Paraíso dos Pequeninos (Lourosa).

O 3.º lugar foi para um conto que, num sonho de um menino, mostra vários heróis do imaginário infantil a braços com a poluição do nosso planeta. O conto é da autoria de alunos do Externato O Patinho Feio (Amadora). De todos, este contém as minhas ilustrações preferidas.

O livro contém ainda outros 3 contos que mereceram menções honrosas e que são, também muito giros de se ler.

Este livro será apresentado no dia 6 de Agosto, pelas 21h30, na Feira do Livro da Póvoa de Varzim, onde se ficará também a conhecer o Regulamento para a edição 2010 do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas/Porto Editora. 


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.