Home / 6/10 / [Opinião] O Livro dos Seres Imaginários, de Jorge Luis Borges

[Opinião] O Livro dos Seres Imaginários, de Jorge Luis Borges

Autor: Jorge Luis Borges
Título Original: El Libro de los Seres Imaginarios (1957)
Editora: Teorema
Páginas: 212
ISBN: 9726956048
Tradutor: Serafim Ferreira
Origem: Comprado
Sinopse: O Livro dos Seres Imaginários contém a descrição de cento e dezasseis monstros que povoaram as mitologias e as religiões. Alguns deles pertencem ao mundo da metafísica e outros são já célebres na invenção humana. A partir dos comentários de autores clássicos, das revelações de místicos e dos sonhos de escritores e poetas, Jorge Luís Borges, com a colaboração de Margarita Guerrero, recria a fauna fantástica e dá, numa viagem pelo tempo, nova vida a relatos esquecidos.

Opinião: Nunca tinha lido nada do conceituado escritor argentino Jorge Luis Borges; tenho o Ficções, mas ainda não houve oportunidade/vontade de o ler. Comecei por este compêndio (escrito com a colaboração de Margarita Guerrero) organizado por ordem alfabética, de criaturas mitológicas que vivem no imaginário das pessoas há centenas de anos ou que foram referidos em alguma obra literária, sendo que a descrição de cada criatura ocupa em média 2 páginas.

É um livro que pode ser lido ou que pode ir sendo consultado, ficando isso ao critério do leitor. Gostei, mas recomendo apenas a quem se interessar por temáticas relacionadas com mitologia/fantástico. Será útil tê-lo à mão para complementar outras leituras. 

Classificação: 6/10 – Bom, mas recomendado com reservas


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.