2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Célia has read 0 books toward her goal of 75 books.
hide

Estou a Ler

Arquivo

Creative Commons License This blog by Estante de Livros is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Visitas desde 20/07/2007

Dívida de Sangue

Friday, July 24, 2009 Post de Célia
Autor: Charlaine Harris
Título Original: Living Dead in Dallas
Editor: Saída de Emergência
Páginas: 256
ISBN: 9789896371371
Tradutor: Renato Carreira

Sinopse
Sookie Stackhouse está numa maré de azar: primeiro o seu colega de trabalho é morto e ninguém se parece preocupar; depois, é atacada por uma criatura que a infecta com um veneno doloroso e mortal. Tudo se complica quando Bill nada consegue fazer e pede a ajuda de Eric para lhe salvar a vida. A questão é que agora ela está em dívida para com Eric – um vampiro deslumbrante mas tão belo quanto perigoso. E quando ele lhe pede um favor em troca, ela tem que aceder.
De repente, Sookie está em Dallas a usar os seus poderes telepáticos para encontrar um vampiro. A sua condição é que os humanos não devem ser magoados. Mas a promessa de os vampiros se manterem na ordem é mais fácil de dizer do que de cumprir. Basta uma bela rapariga e um pequeno deslize para que tudo comece a correr mal…
Entretanto, também Eric tem os seus próprios segredos…

Opinião
Depois de Sangue Fresco, eis-nos de volta à companhia da jovem Sookie Stackhouse e de uma sociedade onde os vampiros são conhecidos e, mal ou bem, aceites. Neste segundo livro, Sookie já estabilizou, de certo modo, a sua relação com o vampiro Bill e com os seus pares, e é enviada a Dallas numa missão que implicará ver-se envolvida em situações muito complicadas e onde precisará de todas as suas capacidades para as resolver.

Se o primeiro volume serviu mais como introdução, de modo a familiarizar o leitor com o novo mundo e as suas personagens, este “Dívida de Sangue” é um livro muito mais repleto de acção, sem tempos mortos e no qual estamos sempre curiosos para saber o que vai acontecer de seguida. É, basicamente, um livro de leitura compulsiva. À interessante história base, a autora acrescenta alguns pormenores que ajudam a consolidar o mundo que criou, com destaque para a introdução das ménades e do aparecimento de mais metamorfos. Outro aspecto que contribuiu bastante para tornar este livro mais interessante foi o protagonismo que a autora deu ao vampiro Eric, personagem muito enigmática e misteriosa, e que exerce um fascínio especial em Sookie (e nos leitores também!). Espero que o destaque continue nos próximos volumes.

Charlaine Harris volta a escrever de uma forma muito acessível, e agrada-me particularmente os pequenos detalhes de humor (negro) que frequentemente introduz nos pensamentos e falas da sua personagem principal, Sookie.

Para terminar, quero ainda referir que foi muito interessante ler este livro tão pouco tempo depois do “Drácula” e constatar que muitas das coisas “inventadas” por Bram Stoker continuam, apesar de todas as variações, a influenciar grandemente a literatura “vampírica” actual. – Célia M.

8/10 – Muito Bom


12 Responses to “Dívida de Sangue”

  1. Pedro says:

    Ainda por ler! *suspiro*

    Eu gostei muito do primeiro, não duvido que vou adorar este. E os que vêm também prometem.

    Já tenho dito que este livro parecia-me ter mais acção, e confirma-se =D

    (uma coisa que não gostei no primeiro livro foi precisamente esses metamorfos – ou melhor… O metamorfo, ambos sabemos qual LOL. Sinceramente, foi a única coisa que estragou a minha leitura, mas pode ser que este segundo livro me convença mais nesse aspecto)

  2. Betita says:

    Olá!!!
    Acabei ontem o "Sangue Fresco" e fiquei convencida ;) agora ainda mais ao ler a tua critica ao 2º Volume da saga de Sookie!
    Boas leituras

  3. Cristina says:

    Como sabes, não é o meu tipo de livro, mas parece bastante interessante. Acho que tenho de começar a ter um espirito literário mais aberto ehehe

  4. Claudia Oliveira says:

    sERÁ QUE OS CRIADORES DESTES ULTIMOS LIVROS SOBRE VAMPIROS LERam o classico Dracula? hum.. nao me parece :)

  5. Carla Martins says:

    Fiquei com uma mega vontade de ler!!! :)

    òtimo texto!

  6. Miar à chuva says:

    Ok! Convenceste-me ;-)
    Depois de uma crítica tão favorável como esta tenho mesmo de adquirir os primeiros volumes.
    Sabes que isto de os livros sobre vampiros estarem a aparecer como cogumelos deixaram-me com o pé atrás. E é que há tantos livros bons por ler *uff*

  7. Lili says:

    Estou também acompanhando esta extraordinária série de Charlaine Harris. A série True Blood também não fica por menos. Vale a pena conferir tanto o livro quanto a série televisiva.

  8. Mónica says:

    É engraçado verificar que a série televisiva começa a distanciar-se ainda mais do que foi escrito, a partir do 2º livro.
    Na série o Lafaiete (não sei se é assim que se escreve) não morreu (pelo menos no início da história) o que é excelente pois é uma personagem muito muito engraçada e super bem interpretada.

    Quanto aos livros, já os tenho todos na versão original mas ainda não me deu para ler confesso. Uma falha a colmatar brevemente de certeza :D

  9. Davi(d) says:

    Comecei a ler este livro depois de ter lido esta critica. Estava na estante e não estava com muita paciência para ler este depois do Sangue Fresco.
    Óptimo blog, parabéns ! :)

  10. Canochinha says:

    David, obrigado!
    Já agora, estás a gostar do livro?

  11. Davi(d) says:

    Por acaso estou a adorar. Não o comparo com o primeiro, este mete mais acção. Amanhã já o devo acabar, é o que faz ter um ritmo rápido de leitura ;D

  12. Aline A Batistuti says:

    Eu Adoro os romances da Chalaine Southen VAmpires Misterires me encanta. Ganhei o box de niver e estou no 3 livro, Club Dead e amandoooo Eric fica muito interessante neste livro e no seguinte o Dead to the World ainda mais.
    xoxo e legal achar mais uma fã de Sookie.


Leave a Reply