Das Palavras às Imagens (IV)
São quase 2h30 de filme: achei um pouco longo e parado demais, e o que impede que se torne mais aborrecido são os comic-reliefs. Apenas na parte final o filme se torna dinâmico e realmente emocionante, e confesso que fez com que me viessem as lágrimas aos olhos.
Em termos de performance dos actores, continuo a achar o Daniel Radcliffe demasiado inexpressivo, e é pena porque a personagem merecia mais. De resto, gostei muito dos desempenhos do Michael Gambon (Dumbledore) e em especial do Alan Rickman (Snape).
Este filme irá ser especialmente apreciado pelos fãs da série, mas se olharmos para ele como obra de cinema, acho que deixa um bocadinho a desejar. O meu preferido da série continua a ser, sem sombra de dúvidas, "O Prisioneiro de Azkaban", realizado por Alfonso Cuarón, realizador que arriscou bastante, mas que na minha opinião foi o que conseguiu captar melhor a essência daquele mundo mágico.
O último livro desta série, Harry Potter and the Deathy Hollows (Harry Potter e os Talismãs da Morte) irá levado ao grande ecrã em dois filmes, com estreia marcada para 2010 e 2011. - Célia M.
Posts relacionados:






Não se pode dizer que o livro seja muito mexido, pelo que se o filme é um pouco parado deve de estar algo fiel.
O livro centra-se sobretudo na descoberta do que levou Tom Marvolo Riddle a tornar-se em Voldemort e que passos tomou, sendo para isso usado o Pensatório, estando a acção reservada no final com a demanda em busca de uma das Horcruxes e o assalto (por assim dizer) a Hogwarts. Se tiver isso, acho que já me dou por contente se for ver o filme.
Hum… sinceramente gostaria de ter visto mais do Pensatório e da história do Voldemort. Acho que ele apareceu pouco. Mas a parte final está fixe
Ah, e deixa-me acrescentar: eu não disse que o filme não estava fiel ao livro… mas às vezes as coisas que funcionam bem num livro nem sempre funcionam bem num filme. O que eu achei é que podiam ter explorado melhor as cenas de acção que existem no livro por forma a tornar o filme um bocadinho menos parado… Ou então encurtavam a duração do filme
Mas o livro não tem tanta acção assim. As duas primeiras partes, por assim dizer, centram-se sobretudo no novo ano de Harry (Quittich, aulas e ele a stressar por causa do Malfoy) e nas visitas através do Pensatório. Logo, não há assim tantas cenas de acção que possam ser exploradas, porque essas só se dão mesmo no final. :/
E então quer dizer que não exploram muito o Pensatório? Era o que mais gostava de ver… *faz cara de choro* Bah, nunca mais é segunda!!
Também li o livro mal ele saiu em Outubro de 2005. Quando fui ver o filme, separei aquela ideia que tinha na cabeça “se vai ser ou não totalmente fiel ao livro”.
Não é fácil adaptar este tipo de livros, com uma história riquíssima, onde na adaptação cinematográfica com 2h30 de duração torna-se impossível colocar cerca de 600 páginas…
Na minha opinião a trama principal do livro está no filme, sabendo que muitas cenas estão mal contadas e que para quem não leu o livro, fica sem perceber o que aconteceu.
Encontrei alguns erros no filme, mas em geral, superou as minhas expectativas e também veio uma lágrimazita ao canto do olho nas cenas finas do filme!
ADOREI!! Sem dúvida, o mais dramático e com mais comédia de todos os outros filmes.
WhiteLady, Quidditch é só um lamiré, no Pensatório só vemos quando o Dumbledore conhece o Voldemort em criança e depois a cena desta com o Slughorn. Já não me recordo ao certo da sequência das cenas do livro… mas sinceramente, achei o filme muito paradito e fiquei com a sensação que podiam ter feito a coisa mais interessante. Mas lá está, não deixa de ser uma opinião
Bruno, quanto a perceber a trama do filme… No final, um rapaz de 12 – 13 anos que estava ao meu lado, e que claramente não tinha lido o livro, sai-se com esta: “Então mas o filme acaba assim? Que porcaria…” LOL
no Pensatório só vemos quando o Dumbledore conhece o Voldemort em criança e depois a cena desta com o Slughorn.
Bah, assim não vale!
Ups, desculpa!!! :$ :$
lol eu não estava a queixar-me de spoilers, é mesmo de terem deixado um monte de coisas de fora, se só aparecem essas duas cenas.
Ahhh, lol!
Pois, já muita coisa se me varreu da memória, mas tinha a ideia que haviam muito mais memórias exploradas no Pensatório e que nos davam uma visão muito melhor de quem era o Voldemort. Mas só aparece isso mesmo :/
Há mais e muito mais interessantes, segundo o meu ponto de vista…
O meu livro favorito continua a ser Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, e concordo com a Canochinha, sem dúvida que, do ponto de vista cinematográfico, o filme correspondente é o melhor dos 6; Alfonso Cuarón é um realizado de mão cheia, que arriscou bastante, foi exímio na direcção de actores e nos pequenos pormenores que fazem deste um filme muito bom, mesmo que Alfonso não estivesse muito bem “ambientado” como ele próprio referiu nalgumas entrevistas.
.
Mas devo dizer que fiquei positivamente surpreendida com este Half-Blood Prince, principalmente porque conseguiu ficar bastante intenso na parte final e, enfim, os efeitos especiais são um regalo para os olhos. Prefiro não tecer quaisquer comparações com o livro, acho que é um erro, seja qual for o filme — os filmes são baseados na história de um determinado livro, não uma transposição totalmente fiel para um ecrã, senão, deixava de ser um filme (é o que acho; talvez seja a minha veia mais cinéfila a falar
Ah, e aproveito para dar os parábens aos responsáveis pela “Estante”, prezo muito a vossa opinião e pontos de vista. E agradecer o tempo dispensado com o blog
Ah, só queria acrescentar um desabafo: que bom seria se o Guillermo del Toro tivesse ficado com o projecto, como era previsto… Enfim, you can’t always get what you want.
Maria, começo por agradecer os elogios! Todo o tempo que dedicamos ao blog é empregue com todo o carinho
Quanto ao “Prisioneiro”, concordo basicamente com tudo o que disseste. Este deixou-me um bocadinho a desejar, mas ainda assim acho que vale a pena, especialmente pela parte final. E já agora, partilho plenamente a tua opinião quanto ao Guillermo Del Toro! Bem, vamos esperar pelo trabalho dele n’”O Hobbit”
Fiquei bastante decepcionado com o filme.
A autora elaborou, quanto a mim, uma excelente obra. Creio que a partir do segundo tomo se sente a vontade duma construção, dum plano.
O pano de fundo não é mais que a re-visita da história do nazismo. Puros-Sangue contra latinos e outros( sangue misturado ou impuro ).
O último filme peca quer pela duração ( muito longo ) e, sobretudo, pela incapacidade que terá o espectador que não leu o livro em entender qual é o papel do livro que H. Potter guarda consigo. Não conheço as traduções em Português : O Livro do príncipe de sangue misturado transforma totalmente H Potter. Algo que não se entende bem na tela.
Uma das minhas paixões é a literatura ( com a Banda Desenhada /Acho que a Banda desenhada já é literatura ).
Aterrei aqui via os Portistas de Bancada, via o blog para o qual comento ( Bibo-Porto ).
Se me autorizarem, será com prazer que darei a minha opinião de Hobbit-Portista (lol) sobre as vossas leituras em curso.
E Viva o Porto !
Fui ver hoje o filme..por simples acaso.
Confesso que não li o livro. Só li a série até ao 4º livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo e desde então,não sei bem porquê, não me deu para ler o resto dos livros.
No entanto, vi os filmes.
Não gostei deste filme =S Achei-o muito muito longo. Penso que consegui perceber o geral do enredo todo, mas não era muito claro. Apostaram mais nas cenas de comédia que rodam à volta dos namoros dos personagens (que até foram bem engraçadas).