Home / 6/10 / [Opinião] A Noiva Italiana, de Nicky Pellegrino

[Opinião] A Noiva Italiana, de Nicky Pellegrino

Autor: Nicky Pellegrino
Título Original: The Italian Wedding (2008)
Editora: ASA
Páginas: 285
ISBN: 9789892304748
Tradutor: Isabel Alves
 

Sinopse: Apesar de viverem em Londres, os Martinelli continuam a ser uma típica família italiana: sempre a discutir, a comer e a amar. Pieta, a filha mais velha, tem 30 anos e é solteira, facto que a coloca sob a mira dos pais, principalmente agora que Addolorata – a sua irmã mais nova – vai casar. Uma vez que desenha vestidos de noiva, Pieta foi encarregada de fazer o vestido mais importante da cerimónia, mas uma série de segredos de família atrai a sua atenção. Porque é que o pai está sempre a discutir com um vizinho italiano? Qual será a causa da tristeza da mãe? E será possível que o homem por quem ela sempre alimentou uma paixão secreta esteja prestes a casar-se com outra pessoa? Decidida a ajudar a irmã, Addolorata planeia dar um empurrãozinho ao destino no dia do seu casamento. Mas o resultado vai ser surpreendente e nada vai acontecer conforme o planeado…

 

Opinião: A Noiva Italiana é um livro que conta a história de uma família de imigrantes italianos a viver em Londres. O aproximar do casamento da filha mais nova do casal e os problemas de saúde de Beppi vão fazer com que Catherine, a mãe da família, recorde como conheceu Beppi, ao mesmo tempo que desvenda os motivos por detrás da contenda entre Beppi e o seu amigo de infância Gianfranco.

 

Pelas comparações ao Chocolate da Joanne Harris confesso que estava à espera de mais a nível de escrita e desenvolvimento das personagens, sendo estas algo estereotipadas e pouco desenvolvidas. A história também não prima pela originalidade ou pela imprevisibilidade, mas é, ainda assim, uma leitura agradável e descontraída.

 

Devido ao negócio da família em Londres, um restaurante italiano, o livro é frequentemente pontuado por receitas aparentemente deliciosas e de deixar água na boca. Foi também muito giro voltar a percorrer as ruas de Roma e reviver um pouco do que lá vi há 3 anos atrás. Sem dúvida, uma cidade fantástica.

 

É um livro de fácil leitura, com uma escrita e história simples… um bom livro de Verão para desanuviar entre leituras mais densas. 

 

Classificação: 6/10 – Bom, mas recomendado com reservas


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.