Estou a Ler



goodreads.com

Arquivo

Classificações
5 - Adorei
4 - Gostei Bastante
3 - Gostei
2 - OK
1 - Não Gostei/Não Terminei
Creative Commons License This blog by Estante de Livros is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Visitas desde 20/07/2007

Firmin

Wednesday, May 20, 2009 Post de Estante de Livros

Autor: Sam Savage
Ilustrações: Fernando Krahn
Editor: Planeta
Tradutora: Sofia Gomes
Nº de páginas:155
ISBN: 978-989-657-001-9

Sinopse: Nascido na cave da Pembroke Books, uma livraria da Boston dos anos 60, Firmin aprendeu a ler devorando as páginas de um livro. Mas uma ratazana culta é uma ratazana solitária.
Marginalizado pela família, procura a amizade do seu herói, o livreiro, e de um escritor fracassado. À medida que Firmin desenvolve uma fome insaciável pelos livros, a sua emoção e os seus medos tornam-se humanos. É uma alma delicada presa num corpo de ratazana e essa é a sua tragédia.
Num estilo ora sarcástico ora enternecedor, Firmin é uma história sobre a condição humana em que a paixão pela literatura, a solidão e a amizade, a imaginação e a realidade, fazem parte de um mundo que acarinhava os seus cinemas de reprise, os seus personagens únicos e a glória amarelada das suas livrarias. Firmin é divertido e trágico. Como todos nós.


“Firmin” é um livro delicioso. Delicioso no sentido de nos sentirmos encantados com a história de um rato que devora livros e que tem uma enorme compaixão pelos outros, e delicioso porque é de livros deliciosos que ele trata.

Firmin é o filho mais novo, de uma família de ratos com 11 filhos, que moram todos juntos num alfarrabista, até que um dia toda a sua família decide ir embora.
Desprezado por toda a gente, Firmin, fugindo a todas as humilhações que sofreu por ser o mais novo e o mais franzino, prefere ficar a continuar a viver no lugar onde nasceu, porque, entretanto, se apaixonou por uma coisa da qual sente muita falta: pelos livros.

A paixão surge quando ele, num dia menos abastado de comida, começa por saborear os livros do alfarrabista, mas a sua enorme curiosidade leva-o a ler algumas partes e a interessar-se pelas histórias e pelas aventuras que aqueles livros lhe dão a conhecer, e ainda por cima os livros são alimentos bem saborosos, por isso tinha todas razões para continuar a viver.

A história ainda gira sobre a sua vontade de querer comunicar com os Humanos, com o dono da alfarrabista e com um escritor famoso, e dos sonhos de um dia ser Fred Astaire, mas estar a dizer algo mais desta história era desvendar segredos que merecem serem descobertas aquando da leitura desta obra enternecedora.

Não sendo, propriamente, um livro para crianças, por isso julgo que o livro estar arrumado na estante da literatura infantil acaba por ser um engano, é um livro que fala, além do amor aos livros, arrisco a dizer, mais do que amor aos livros, de solidão, sobretudo de solidão, de compaixão, de amizade, de companheirismo e do amor pelo próximo.

Por último, não posso deixar de referir as belíssimas ilustrações que vem nas suas páginas, ilustrações essas que, se o livro for comprado na FNAC, são oferecidas em formato de postal, escusado será dizer que esses postais estão em destaque na minha estante de livros. – Ricardo

9/10 – Excelente







Posts relacionados:

  1. O Planeta dos Macacos
  2. na tua face
  3. 84, Charing Cross Road
  4. Outras Cores
  5. Livros & Cigarros

9 Responses to “Firmin”

  1. tonsdeazul says:

    :) Sim, é assim que a considero. Uma história deliciosa!

    Pena que não o adquiri na Fnac. Quando soube já era tarde. :(

  2. Cristina says:

    Parece ser um excelente livro e a sua história, completamente inovadora, mas especial deixou-me cativada. É para adquirir :)

  3. WhiteLady3 says:

    Só tenho ouvido boas críticas a este livro. E obrigado pela dica, vou tentar adquiri-lo na FNAC. :P

  4. Anonymous says:

    Todas as críticas que já li/ouvi sobre o livro são sempre deste ser EXCELENTE!! Assim que possa vou adquirir :)

  5. Mike Varão says:

    Firmin é apaixonante! foi meu primeiro livro deste ano. Pena aqui no Brasil eu não conseguir as ilustrações em postais em lugar nenhum.

    Venho acompanhando seu blog há algum tempo, parabéns pelas resenhas!

  6. Miar à chuva says:

    Já tinha este livro “debaixo de olho” mas adorei ler a tua crítica!
    Se tinha alguma dúvida em adquiri-lo, essa dissipou-se.
    Obrigada Menphis.

    do blog Vidas Desfolhadas

  7. Homem do Leme says:

    Também o adquiri com os postais. é sem dúvida um livro delicioso. É daqueles livros que voltarei a ler, tenho a certeza.

  8. Cristina Bernardes says:

    CONCORDO com tudo e com todos… Delicioso

  9. Joana Pinto says:

    É a minha próxima leitura, pois já está na forja há algum tempo e já não aguento de curiosidade.
    Também o comprei na Fnac,mas na secção de literatura traduzida.E bem na minha opinião, pois também não me parece que seja livro para estar no infantil.


Leave a Reply