Home / 9/10 / [Opinião] O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle

[Opinião] O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle

Autor: Pierre Boulle
Título Original: La Planète des Singes (1963)
Editor: Livros Unibolso da Editora Ulisseia
Páginas: 182
Tradutor: Calado Trindade
Origem: Comprado
Sinopse: O Planeta dos Macacos é um extraordinário romance de Pierre Boulle, com grande êxito no cinema. Através de uma história ocorrida por volta do ano 2500, analisam-se, objetivamente, muitos aspectos do nosso tempo, com humor, mas, também, com assombro. Talvez a intenção do autor resida em denunciar o perigo que representa o progresso não controlado, e a presença nefasta do homem. Será que o mundo governado por macacos seria melhor?

Opinião: Quando, há algum tempo, vi o primeiro filme da série “O Planeta dos Macacos”, fiquei curioso em saber a origem da história que tanto me tinha fascinado. Depois duma pesquisa, consegui saber que o autor foi o francês Pierre Boulle, escritor do sucesso que também deu origem a um outro filme, “A ponte do Rio Kwai”.

Depois duma intensa procura por quase todo o lado, lá encontrei, através dum alfarrabista, uma edição de bolso do livro, já muito velha, lançando-me, com curiosidade, na sua leitura como se fosse uma viagem.

E é mesmo numa viagem onde somos levados, mas ao ano 2500, onde os macacos tomam conta do universo, subjugando, e escravizando, os homens, tratando-os como animais selvagens. Até ao dia onde aparece Ulysses, um viajante do Planeta Terra que saiu numa missão para descobrir outros planetas, que mostra ser um homem completamente diferente dos outros, ele fala, pensa, escreve, o que escandaliza toda a sociedade símia.

Durante o livro, vamos assistindo a alguns episódios onde podemos questionar a própria condição humana, mas desta vez subvertida já que é aos macacos que cabe o papel de “líderes” da sociedade. Depois de ter sido ajudado por um casal de macacos, Ulysses faz uma própria reflexão sobre a sua vida e sobre a raça humana, levando-o a questionar sobre tudo.

O livro é uma alegoria, principalmente política; coisas como o racismo, as experiências científicas, as diferenças das classes sociais e a crítica social são temas que vimos serem retratados.

Escrito de forma fantástica, é um livro intemporal; não compreendo o porquê de não haver uma edição mais recente. Aconselhável a quem aprecia livros de ficção cientifica, com uma componente política. – Ricardo

Classificação: 9/10 – Excelente


Sobre Célia

  • Betita

    Descobri este livro devia ter uns 16 ou 17 anos no meio dos livros dos meus pais, lembro-me de ter gostado bastante!
    Agora com a tua opinião fiquei com vontade de o reler 😉
    Bjt e Boas leituras

  • Madrigal

    Como já tinha dito desconhecia que a série de filmes tinha origem num livro.
    Vi esses filmes há muito tempo, na altura fiquei fascinada pela ideia de os macacos dominarem o planeta.
    Há uns meses a Sic Radical passou o segundo ou talvez terceiro filme, é aquele em que os macacos são escravos dos humanos e fiquei um bocado horrorizada pela forma como tratavam os macacos, lembrou-me os tempos da escravatura. Já não me lembrava muito bem do que vira da primeira vez.
    Realmente é pena que não haja uma edição recente do livro. Infelizmente as editoras, por muito que nos custe a nós leitores, movem-se por interesses económicos e não literários.

  • Menphis

    Madrigal, o filme que falas talvez tenha sido o 4º ou o 5º da saga. Já está preparado um post sobre a saga 😉

  • Carla Martins

    Nossa!! Vi o filme, mas o livro….nem sabia que existia, acredita???

  • djamb

    Óptima sugestão! Não há dúvida que se trata de uma história que dá que pensar 😉

  • Sade_Gras

    so quero acrescentar que este livro é um dos melhores livros de ficção cientifica que ja li, e como é referido nao existe ediçoes recentes deste livro, para alem desta, existe uma de capa dura do circulo de leitores dos anos 80, apesas de ter gostado das adaptaçoes para cinema, este livro e excelente e supera de longe os filmes.

  • all

    Já existe uma edição recente em português do brasil aqui:
    http://www.estantevirtual.com.br/sebokaprichoii/Pierre-Boulle-O-Planeta-dos-Macacos-86204219

    Estou a procura em e-book, pdf, e-pub.

    Achei pdf em espanhol aqui:
    http://fiction.asuscomm.com/view.php?id=146214