Home / 7/10 / [Opinião] Natália, de Hélder Macedo

[Opinião] Natália, de Hélder Macedo

Autor: Hélder Macedo
Ano de Publicação Original: 2009
Editora: Editorial Presença
Páginas: 208
ISBN: 9789722340854
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: O novo romance de Hélder Macedo é uma história de paixão sob a forma de um diário, escrito pela narradora e protagonista, Natália, durante três períodos críticos da sua vida. Órfã de pai e mãe, assassinados na Argélia pouco antes do Natal de 1973, Natália construiu as suas memórias em torno do que lhe contou, e sugeriu, a figura tutelar do avô materno. Quando este morre, ela vai ter de se confrontar com realidades que a levarão a desvendar o enigma das suas origens.

Opinião: Hélder Macedo era um autor completamente desconhecido para mim até encontrar o seu último livro, Natália. Escrito na primeira pessoa, em forma de um diário reflexivo, mas também contando a história de alguns momentos da sua vida, pretende ser um livro surpreendente perante alguns temas que toca, a amizade, o amor, o sexo, o desejo, as recordações, ou seja, tudo o que envolve uma vida.

É um romance, ou melhor, um diário, de redescoberta, da procura de compreensão do sentido da vida da personagem principal, das suas origens, das suas conquistas, dos seus desejos, de si própria mas, principalmente, das suas dúvidas.

Da dúvida de ter sido descoberta perdida numa guerra, de quem são os seus pais e se o seu avô, o seu maior ídolo, era o homem que ela pensava que ele fosse.

A morte dele tudo alterou e a conselho de um escritor, Natália começa a escrever um diário, que posteriormente pensa que seria melhor um livro para expor a sua vida, principalmente as suas dúvidas, os seus receios, em diferentes momentos da sua vida, reflectindo sobre o que lhe acontece. Até que, de repente, num mundo habitado pela presença de homens, uma mulher lhe aparece na vida e muda toda a perspectiva que tinha da vida, principalmente, em relação ao amor, quer ao seu amor próprio, quer ao amor pelos outros.

Um livro interessante, de um autor a descobrir. – Ricardo

Classificação: 7/10 – Bom


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.