Home / 4/10 / [Opinião] Fire Study, de Maria V. Snyder

[Opinião] Fire Study, de Maria V. Snyder

Autor: Maria V. Snyder
Ano de Publicação Original: 2008
Série: Study #3
Editora: MIRA Books
Páginas: 441
ISBN: 9780778302650
Origem: Comprado

Sinopse: When word that Yelena is a Soulfinder — able to capture and release souls—spreads like wildfire, people grow uneasy. Already Yelena’s unusual abilities and past have set her apart. As the Council debates Yelena’s fate, she receives a disturbing message: a plot is rising against her homeland, led by a murderous sorcerer she has defeated before.… Honor sets Yelena on a path that will test the limits of her skills, and the hope of reuniting with her beloved spurs her onward. Her journey is fraught with allies, enemies, lovers and would-be assassins, each of questionable loyalty. Yelena will have but one chance to prove herself—and save the land she holds dear.

Opinião: Depois de ter apreciado a leitura dos 2 primeiros volumes desta trilogia, parti para o 3.º e último com boas expectativas, esperando que estivesse à altura dos anteriores. Infelizmente, não se verificou. A sensação que tenho é que a Maria V. Snyder deveria ter ficado apenas pelo segundo volume, porque o 3.º não acrescenta muita coisa e acaba por esbater um bocado a boa imagem deixada pelos livros anteriores.

A verdade é que muitos dos acontecimentos narrados neste livro são completamente inconsequentes. Passamos as primeiras 100 páginas com as personagens a moverem-se de um lado para o outro, em perseguição de um dos vilões, que acaba por ser dominado de uma forma quase ridícula tendo em conta o trabalho que deu. Depois, de cada vez que há uma referência a algum acontecimento dos livros anteriores, a autora faz questão de escrever um parágrafo a contar o que se passou. Até entendo que se faça isto na parte inicial do livro, com moderação, para que quem já não se lembre de algumas coisas refresque a memória, mas ao longo de todo o livro?? Para quem pegue no 3.º livro sem saber que está perante uma trilogia, existe sempre a hipótese de um resumo no início do livro, mas a opção tomada chegou a tornar-se irritante. Irritante também se tornou a faceta eu-não-tenho-medo-de-nada-e-tenho-sempre-razão de Yelena. Até o super interessante Valek se torna numa personagem com pouco brilho.

Apesar de algumas partes e diálogos mais interessantes, especialmente no desenvolvimento da história do clã Sandseed, de um modo geral o livro cativa pouco. É uma conclusão pouco feliz de uma trilogia que prometeu muito. Portanto, se quiserem, apostem no primeiro livro (excelente) e no segundo (muito bom). O terceiro, sinceramente, achei dispensável.

Classificação: 4/10 – Mau, mas com alguns méritos


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.