Home / 5/10 / [Opinião] Os Contos de Beedle, o Bardo, de J.K. Rowling

[Opinião] Os Contos de Beedle, o Bardo, de J.K. Rowling

Autor: J.K. Rowling
Título Original: The Tales of Beedle the Bard (2007)
Editora: Editorial Presença
Páginas: 110
ISBN: 9789722340571
Tradutor: Marta Fernandes e Manuela Madureira
Origem: Comprado 
Sinopse: Este livro oferece-nos cinco histórias de feitiçaria, cada uma com a sua magia muito própria, que prometem deliciar, divertir e até arrepiar os leitores. Cada conto é acompanhado de notas da autoria do Professor Albus Dumbledore, que agradarão tanto a Muggles como a feiticeiros. O Professor reflecte sobre as questões morais levantadas nos contos, ao mesmo tempo que revela pequenos detalhes sobre a vida em Hogwarts. Este é um livro mágico, único e intemporal, escrito e ilustrado por J. K. Rowling, autora da famosa série Harry Potter.
Opinião: Aproveitei o fim-de-semana passado para ler este pequeno livro da famosa autora da saga Harry Potter. “Os Contos de Beedle, o Bardo”, que é referido no último livro da saga, consiste num conjunto de cinco contos que pretendem ser para o mundo dos feiticeiros criados por J.K. Rowling o que os contos dos Irmãos Grimm, por exemplo, são para o comum dos mortais. No final de cada conto, temos alguns comentários de Dumbledore, que se destinam a esclarecer alguns aspectos relacionados com a sua moral e com a aceitação da história por parte dos feiticeiros.

Foi uma leitura leve e rápida. Foi bom voltar a vislumbrar, ainda que de forma ténue, o mundo criado por J.K. Rownling. E é precisamente essa a maior crítica que faço a este livro: é superficial demais. Os contos pareceram-me muito curtos, bem como os comentários. Para resumir, sabe a muito pouco.

Recomendo este livro apenas a quem seja verdadeiramente fã da série. Quanto aos restantes, parece-me perfeitamente dispensável.

Classificação: 5/10 – Razoável

 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.