2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Célia has read 0 books toward her goal of 75 books.
hide

Estou a Ler

Newsletter

Arquivo

Creative Commons License This blog by Estante de Livros is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Visitas desde 20/07/2007

[Opinião] O Segredo de Cibele, de Juliet Marillier

Thursday, December 4, 2008 Post de Célia
Autor: Juliet Marillier
Título Original: Cybele’s Secret (2007)
Série: Wildwood #2
Editora: Bertrand
Páginas: 368
ISBN: 9789722518109
Tradutor: Maria das Mercês Sousa

 

Sinopse: Paula viaja até Istambul com o seu pai em busca de um artefacto ancestral. O desejo que Paula tinha em descobrir o reino mágico onde vivera com as suas irmãs foi substituído por objectivos mais práticos: tornar-se comerciante de livros e manuscritos. No entanto, pistas e rumores acabam por convencê-la de que se encontra numa demanda fantástica e que a pessoa responsável por lhe ir dando essas pequenas suspeitas seja a sua irmã desaparecida, Tati. Puzzles, enigmas, testes de força e lealdade, lições sobre o amor, confiança e conhecimento – tudo isso surgirá na viagem de Paula, uma viagem onde o insucesso tem como preço a morte.

 

Opinião: Este livro é a continuação de Danças na Floresta, o primeiro livro que a Juliet Marillier escreveu dirigido a um público young adult. Desta vez, a protagonista é Paula (uma das cinco irmãs do primeiro livro), que embarca com o seu pai até Istambul para que este possa negociar a compra do artefacto misterioso de nome “Dádiva de Cibele”. É durante a permanência em Istambul que Paula vai conhecer o misterioso pirata português Duarte Aguiar e o competente guarda-costas búlgaro Stoyan.

 

Apesar de continuar a preferir os livros da autora dirigidos a um público adulto, porque o desenvolvimento das personagens e da história é maior, adorei este livro. Como sempre, com a sua prosa rica e envolvente, a autora leva-nos numa aventura emocionante e cheia de obstáculos para as personagens principais. Somos presenteados com uma excelente caracterização do contexto, especialmente da cidade de Istambul (cidade que visitou de propósito para a preparação deste livro), onde quase é possível sentir os cheiros intensos e visualizar as cores fortes. Gostei também dos elementos fantásticos introduzidos na história, com o regresso do Outro Reino e dos seus habitantes, sempre prontos a dificultar a vida aos protagonistas, mas não sem um propósito.

 

Apesar de alguma previsibilidade nos acontecimentos (ou talvez eu já tenha lido muitos livros da Juliet e já saiba mais ou menos as linhas com que ela se cose), este é um livro que aquece o coração. Chegamos ao fim com a sensação de termos vivido todas as aventuras das personagens, de termos rido e chorado com elas e de termos conseguido juntos alcançar um final feliz. Escusado será dizer que recomendo vivamente.

 

Classificação: 9/10 – Excelente


11 Responses to “[Opinião] O Segredo de Cibele, de Juliet Marillier”

  1. Cristina says:

    Mais uma vez, excelente crítica. O estilo da Juliet – com esta interligação do real com elementos da fantasia – deixa-me curiosa. Nitidamente, está na hora de começar a ler alguma das suas obras. :)

  2. Bertrand Editora says:

    Em vez de publicarmos o comentário, parceu-nos melhor publicar toda a crítica com, claro, as devidas referências e link de retorno à Estante de Livros.

    Caso haja algum problema, é só avisar.

    Obrigado pelas visitas e pela crítica.

  3. Canochinha says:

    Não há qualquer problema. Eu é que agradeço a atenção :)

  4. Cristina Bernardes says:

    sou seguidora do blogue da Juliet Marillier, e adorei a sua crítica… Já li este …e todos os outros livros desta autora.
    Parece-me que vou começar a seguir este espaço. Gostaria de deixar tb uma sugestão de Leitura: A saga das Pedras Mágicas de Sandra Carvalho (5 livros incontornavéis para quem gosta de high fantasy em Língua Portuguesa).

  5. Canochinha says:

    Cristina, obrigado!
    Já li os 4 primeiros livros da Saga das Pedras Mágicas, mas o último desiludiu-me um bocado por isso não sei quando irei ler o quinto. De qualquer forma, é bom que apareçam novos valores no panorama dos escritores nacionais, especialmente no género fantástico :)

  6. Cristina Bernardes says:

    Estou a acabar o 5º… Lê-se bem apesar de achar que começa a ser demasiado repetitivo… no entanto, certas dúvidas que ficaram pendentes no 4º ficaram agora resolvidas.
    Já sou seguidora deste blogue!

  7. Lili says:

    Nao quis ler seu comentário para não estragar a surpresa.rs Só quis ver a nota que vc deu para o livro! E fiquei muito feliz em ver uma nota 9!!! Estou ansiosa para chegar aqui no Brasil…Assim que ler comento com vcs ;)

    Bjs
    Lili

  8. Canochinha says:

    Lili, podes ler à vontade que não tem spoilers ;)
    (a não ser que nem queiras ler a sinopse)

  9. WhiteLady3 says:

    Tenho de voltar a pegar nos livros da Juliet. Até agora só li a Trilogia Sevenwaters mas suspiro quando vejo os restantes livros da autora nas livrarias…

  10. tonsdeazul says:

    Comprei-o ontem! :) Provavelmente irá ser a minha leitura de fim-de-semana! E com toda a certeza a minha nota não deve ser muito diferente da que deixas aqui.

  11. Anonymous says:

    Acho que tenho este livro debaixo da árvore de Natal ;)!!!


Leave a Reply