Home / 9/10 / [Opinião] O Segredo de Cibele, de Juliet Marillier

[Opinião] O Segredo de Cibele, de Juliet Marillier

Autor: Juliet Marillier
Título Original: Cybele’s Secret (2007)
Série: Wildwood #2
Editora: Bertrand
Páginas: 368
ISBN: 9789722518109
Tradutor: Maria das Mercês Sousa
Origem: Comprado
Sinopse: Paula viaja até Istambul com o seu pai em busca de um artefacto ancestral. O desejo que Paula tinha em descobrir o reino mágico onde vivera com as suas irmãs foi substituído por objectivos mais práticos: tornar-se comerciante de livros e manuscritos. No entanto, pistas e rumores acabam por convencê-la de que se encontra numa demanda fantástica e que a pessoa responsável por lhe ir dando essas pequenas suspeitas seja a sua irmã desaparecida, Tati. Puzzles, enigmas, testes de força e lealdade, lições sobre o amor, confiança e conhecimento – tudo isso surgirá na viagem de Paula, uma viagem onde o insucesso tem como preço a morte.

Opinião: Este livro é a continuação de Danças na Floresta, o primeiro livro que a Juliet Marillier escreveu dirigido a um público young adult. Desta vez, a protagonista é Paula (uma das cinco irmãs do primeiro livro), que embarca com o seu pai até Istambul para que este possa negociar a compra do artefacto misterioso de nome “Dádiva de Cibele”. É durante a permanência em Istambul que Paula vai conhecer o misterioso pirata português Duarte Aguiar e o competente guarda-costas búlgaro Stoyan.

Apesar de continuar a preferir os livros da autora dirigidos a um público adulto, porque o desenvolvimento das personagens e da história é maior, adorei este livro. Como sempre, com a sua prosa rica e envolvente, a autora leva-nos numa aventura emocionante e cheia de obstáculos para as personagens principais. Somos presenteados com uma excelente caracterização do contexto, especialmente da cidade de Istambul (cidade que visitou de propósito para a preparação deste livro), onde quase é possível sentir os cheiros intensos e visualizar as cores fortes. Gostei também dos elementos fantásticos introduzidos na história, com o regresso do Outro Reino e dos seus habitantes, sempre prontos a dificultar a vida aos protagonistas, mas não sem um propósito.

Apesar de alguma previsibilidade nos acontecimentos (ou talvez eu já tenha lido muitos livros da Juliet e já saiba mais ou menos as linhas com que ela se cose), este é um livro que aquece o coração. Chegamos ao fim com a sensação de termos vivido todas as aventuras das personagens, de termos rido e chorado com elas e de termos conseguido juntos alcançar um final feliz. Escusado será dizer que recomendo vivamente.

Classificação: 9/10 – Excelente


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.