Home / 8/10 / [Opinião] O Jardim Encantado, de Sarah Addison Allen

[Opinião] O Jardim Encantado, de Sarah Addison Allen

6302169 Autor: Sarah Addison Allen
Título Original: Garden Spells (2007)
Editora: Quinta Essência
Páginas: 270
ISBN: 9789899578838
Tradutor: Eugénia Antunes
Origem: Comprado

Sinopse: Num jardim escondido por trás de uma tranquila casa na mais pequena das cidades, existe uma macieira e os rumores que circulam dão conta de que dá um tipo muito especial de fruto. Neste encantador romance, Sarah Addison Allen conta a história dessa árvore encantada e das extraordinárias pessoas que dela cuidam… As mulheres da família Waverley são herdeiras de um legado mágico — o jardim familiar, famoso pela sua macieira, que produz frutos proféticos, e pelas suas flores comestíveis, imbuídas de poderes especiais que afectam quem quer que as coma.

Opinião: “O Jardim Encantado” (Garden Spells), de 2007, é o romance de estreia da norte-americana Sarah Addison Allen. Para além deste, a escritora publicou durante este ano The Sugar Queen.

Primeiro que tudo, é uma leitura extremamente absorvente e viciante… Mas nem por isso, o leitor deixa de apreciar cada descrição, cada imagem e cada sentimento contado. É, acima de tudo, uma história sobre pessoas especiais: não só as mulheres Waverley (cada uma com a sua própria magia), mas também a comunidade que as rodeia. E as personagens são precisamente uma das grandes virtudes do livro: são únicas, cativantes e deliciosamente estranhas.

O enredo, não sendo propriamente muito original, é escrito numa prosa que flui e que leva o leitor a virar as páginas sem se aperceber. E os toques de magia são absolutamente deliciosos: a macieira, por si só, é uma das melhores personagens do livro! Acima de tudo, é um romance que nunca cai na lamechice e que, apesar dos elementos mágicos, parece sempre real. Ao ler este livro, lembrei-me de escritoras como Joanne Harris ou Laura Esquivel (no seu “Como Água Para Chocolate”), mas posso dizer-vos que esta escritora tem uma voz muito própria e especial. A seguir com atenção!

Classificação: 8/10 – Muito Bom

 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.