Home / 6/10 / A Vida Secreta das Abelhas

A Vida Secreta das Abelhas

Sinopse: Lily cresceu na convicção de que, acidentalmente, matou a mãe quando tinha apenas quatro anos. Do que então aconteceu, ela tem não só as suas próprias recordações mas também o relato do pai. Agora, aos catorze anos, tem saudades da mãe, a quem mal conheceu mas de quem recorda a ternura, e sente uma desesperada necessidade de perdão. Vive com o pai, violento e autoritário, numa quinta da Carolina do Sul, e tem apenas uma amiga, Rosaleen, uma criada negra cujo semblante severo esconde um coração doce. Na década de 60, a Carolina do Sul é um sítio onde a segregação é ainda realidade. Quando, ao tentar fazer valer o seu recém-conquistado direito de voto, Rosaleen é presa e espancada, Lily decide agir. Fugidas à justiça e ao pai de Lily, elas seguem o rasto deixado por uma mulher que morreu dez anos antes e encontram refúgio na casa de três excêntricas irmãs apicultoras. Para Lily esta vai ser uma viagem de descoberta, não só do mundo, mas também do mistério que envolve o passado de sua mãe.

Opinião: Por vezes, chegamos ao fim de um livro com um sentimento dúbio, sem certezas quanto ao facto de termos ou não gostado. Com este livro, foi precisamente o que me aconteceu.
Houve várias coisas que apreciei: o tom da escrita, calmo e realista, a caracterização das personagens e os elementos relacionados com a apicultura (ou não fosse uma actividade com tradições na minha família).

Apesar disso, senti falta de qualquer coisa e acho que se prendeu essencialmente com o enredo… Nunca se tornou desinteressante ao ponto de me apetecer largar o livro, mas também nunca me prendeu de tal forma que me fosse difícil fazê-lo. Considerei este livro uma leitura agradável, mas não necessariamente essencial. – Célia M.

6/10

Nota: A estreia em Portugal da adaptação cinematográfica deste livro está prevista para 27 de Novembro.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.