Home / 9/10 / A Muralha de Gelo

A Muralha de Gelo

N’A Muralha de Gelo, George R. R. Martin volta a surpreender e a cativar o leitor do princípio ao fim. A história conhece novos desenvolvimentos e levanta o pano sobre desfechos completamente imprevisíveis. Confesso que fiquei surpresa com alguns deles e, até ao último momento, esperei que não acontecessem.

Neste novo volume da saga, o gelo estalou por completo e as divergências entre os Lannister e os Stark começam uma guerra pelo poder sobre os Sete Reinos. Consequentemente, as movimentações de ambos os lados, nomeadamente as estratégias militares, diplomáticas e pessoais, tornam a acção mais avassaladora. A cada página há novas para descobrir e, para isso, muito contribui também a forma característica como o autor organiza a obra. O facto de cada capítulo ser baseado numa personagem dá-nos a conhecer novos pormenores e novas perspectivas de um acontecimento, permitindo-nos criar a nossa própria estória das Crónicas de Gelo e Fogo.

As descrições voltam a ser, para mim, o ponto alto do livro, mas os diálogos entre as personagens são igualmente muito bons. Tão bons, e recheados de um misto de bondade e malícia/ironia, que, ao longo de toda a obra, é impossível destacarmos uma personagem preferida. Quer vilões, quer heróis têm os seus atractivos que nos deixam entusiasmados e divertidos.

Nunca pensei vir a gostar tanto de fantasia, mas a verdade é que estou completamente viciada. O autor conseguiu de maneira simples transformar um mundo imaginário num mundo real, onde sobressaem as intrigas, a luta pessoal, o amor, a amizade e a traição. Ingredientes mais do que suficientes para prosseguirmos a leitura volume após volume. – Cristina

9/10


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.