Home / Célia / Do Fundo do Coração | Mary Lawson

Do Fundo do Coração | Mary Lawson

Começo esta crítica a destacar o pior que este livro tem: a péssima tradução que arranjaram para o título desta história. O título original, Crow Lake, remete para o local de pertença emocional das personagens, onde decorre a acção principal da história. “Do Fundo do Coração” passa uma ideia errada quanto ao conteúdo do livro e a sua banalidade não faz jus a quão bom o livro é.

Posto isto, o livro propriamente dito. A história é a de quatro irmãos, Luke, Matt, Kate e Bo, que repentinamente se vêem privados dos pais que morrem num acidente de viação. No Canadá profundo, os irmãos mais velhos, Luke e Matt, lutam para manter a quinta e a família unida. A narração é feita na primeira pessoa, por Kate, que no presente tem 26 anos, mas grande parte do livro é passada a contar o que se passou imediatamente a seguir a ter perdido os pais, quando tinha apenas 8 anos.

A história em si não será propriamente muito original, mas o que torna este livro extremamente agradável é a forma como é escrita por Mary Lawson. Vai-se desenrolando em frente dos olhos do leitor faseadamente, sem levantar o véu todo de uma vez, o que contribui para aumentar o interesse. As personagens e os seus dilemas vão-se entranhando em nós e percebemos perfeitamente o que sentem. O livro é, essencialmente, um relatar das emoções humanas, dos acontecimentos que marcam quem somos, escrito de forma excelente pela autora. Só é pena que muitos livros, incluindo este, continuem a passar despercebidos… – Célia M.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.