Home / 9/10 / A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos

Parti com expectativas elevadas para a leitura de A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin. As críticas que tinha ouvido eram bastante boas e, a juntar a isso, tinha lido, há algum tempo, um excerto do prólogo que me tinha entusiasmado. Hoje, posso dizer que estou totalmente rendida à saga das Crónicas de Gelo e Fogo.
A história começa com suspense e logo aí nos faz ficar com a respiração presa. O ambiente pesado e silencioso parece rodear-nos e é impossível não sentirmos receio pelo que possa vir a seguir. Estabelece-se de imediato uma ligação entre personagens e leitor que perdura por todo o livro. Para além do mais, o autor tem a particularidade de atribuir cada capítulo a uma personagem específica. Tal permite-nos conhecer a história, no seu todo, segundo diferentes perspectivas que vão concedendo novos elementos à acção.


É verdade que, de início, somos confrontados com uma quantidade de nomes de personagens e dados sobre as mesmas que parecem excessivos. Porém, pouco a pouco, vamos compreendendo as ligações entre as personagens e quem é quem e a leitura, simples e realista, flui. Depois, o autor simplesmente acrescenta alguns episódios de intrigas, amor, alegria, tristeza e sangue que cativam o leitor.

Recomendo vivamente a leitura e só lamento não ter o segundo volume da saga para eu própria continuar embrenhada nas aventuras deste mundo fantasista… – Cristina

9/10


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.