Home / Opiniões / O Padrinho

O Padrinho

O Padrinho é um relato pormenorizado sobre o dia-a-dia de uma família italiana do sub-mundo da Máfia. Mario Puzo dá-nos a conhecer os parâmetros por que se rege este meio, as relações de poder/influência que se estabelecem entre as pessoas e o modo como o crime é encarado como natural para os mafiosos.

Os Corleone são o ponto de partida da história, mas, ao longo da obra, vão surgindo outras personagens de destaque. Esta diversidade é interessante não só porque cria um novo ritmo como permite que tenhamos várias perspectivas sobre um mesmo acontecimento. Ao longo da obra, o autor soube misturar crime, paixão, sofrimento e justiça. Às vezes, peca por dar descrições demasiados detalhadas que não “aquecem nem arrefecem” para a história; mas, em contraponto, revela-nos algumas tradições sicilianas e explica-nos alguns dos mais incríveis costumes da Máfia.

Como pontos negativos, não posso deixar de mencionar a tradução. É verdade que o livro só custou 1€, mas exigia-se um trabalho mais equilibrado, sem tantas expressões abrasileiradas. No meu caso, este foi um dos factores que atrapalhou o andamento da leitura. O próximo passo é ver o filme. – Cristina


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.