Home / Célia / Os Pilares da Terra (Volume II)

Os Pilares da Terra (Volume II)

Cinco meses depois de ter lido o primeiro volume de “Os Pilares da Terra”, parti para a leitura do segundo. Esta diferença temporal foi principalmente devida ao facto de a primeira parte não me ter impressionado por aí além… E julgo que se não ma tivessem oferecido, teria demorado ainda mais tempo a ler a segunda parte.
Aprendi uma coisa: não se deve desistir dos livros a meio. Porque, apesar de serem 2 volumes, o livro e a história são uma só. Portanto, na prática li metade de um livro e critiquei apenas essa metade, sem ter em vista o todo… erro!


Mas vamos por partes. Afirmei que a escrita do Ken Follett não é nada de especial e mantenho o que disse. Outra coisa de que não gostei muito foi da personagem principal… Estupidamente, porque a personagem principal deste livro é o Jack e não o Tom! E quanto ao Jack, é impossível não se gostar dele. Para além disso, nesta segunda parte, uma grande quantidade da narração da história é feita através dos olhos de um dos vilões, William Hamleigh, o que acrescenta uma perspectiva muito interessante e ajuda o leitor a odiá-lo ainda mais.
Acabei por gostar muito do desenrolar da história, do caminho tomado pelas personagens e da paixão revelada pelo escritor no que respeita a catedrais, demonstrada nas descrições detalhadas que temos oportunidade de ler. Acaba por ser uma leitura agradável e que vale bem a pena, apesar de longa.

Resumindo, esta foi para eu aprender a não mandar bitaites antes de ler a história até ao fim… Ficou anotado! – Célia M.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.