Home / Célia / O Poço das Sombras

O Poço das Sombras

Está terminado. Nem sei bem por onde começar… Há já algum tempo que um livro não me agarrava assim. Com esta autora é assim, as páginas viram-se sozinhas, a leitura prossegue pela madrugada dentro e o sono não aparece. Motivos para isto: todos e mais alguns! Primeiro: escrita soberba, como é costume. Depois, a mestria com que a Juliet encadeia e manobra os acontecimentos ao longo da história, a forma como ela utiliza a sua inteligência emocional para saber exactamente onde tocar no coração de que lê os seus livros. Por último, e mais importante que o resto, as suas personagens. Não é só o facto de serem fortes, é o facto de sentirmos que elas são fortes, de nos sentirmos dentro delas. Faolan, a personagem central deste “O Poço das Sombras”, é uma personagem fantástica, das melhores que a Juliet já criou. Melhor que ele, só mesmo o Bran d’ “O Filho das Sombras” (que continua a ser o meu livro favorito dela).
Isto tudo para dizer que adorei, correspondeu a todas as minhas expectativas. Fico com uma sensação estranha sempre que acabo de ler um livro desta autora… contraditória, mesmo. Porque, se por um lado, me sinto feliz por mais esta viagem, por outro, fica sempre aquela sensação de vazio… como se eu quisesse ficar com a história e com as personagens só mais um pouquinho.
Deve ser fantástico conseguir tocar assim o coração das pessoas, apenas através do que se escreve. Assim que puder, vou fazer questão de expressar o meu agradecimento à Juliet 😉 – Célia M.


PS: Péssima tradução e trabalho de revisão. Muitas incoerências ao longo do livro (numa página era “Monte Branco” e na seguinte era “Colina Branca”) e muitos erros de impressão. A Bertrand devia envergonhar-se de publicar um livro tão bom com tantos lapsos.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.