Home / Célia / Mundos Paralelos

Mundos Paralelos

“Pullman criou um mundo fabuloso, prodigiosamente imaginado, repleto de maravilhas e monstros, de excitação e suspense, de personagens memoráveis e de um enredo surpreendente, em que o autor explora as questões que mais nos inquietam – o poder do amor, a morte, a evolução e Deus. Um universo que colhe referências em Nietzsche, Milton e Blake, mas que se torna acessível a leitores de variadíssimas idades de uma forma estimulante, desafiadora e original.”


As minhas últimas 3 semanas foram acompanhadas pelos 3 livros que compõem a trilogia “Mundos Paralelos” (His Dark Materials), da autoria de Philip Pullman. Reinos do Norte, A Torre dos Anjos e Telescópio de Âmbar já olhavam para mim há muito, muito tempo e depois de os ter comprado há uns tempos, decidi finalmente lê-los.
É uma viagem fascinante. Com um alvo declaradamente juvenil, a história pode ser lida e apreciada por miúdos e graúdos. Acompanhamos desde o início as aventuras de Lyra, uma jovem muito corajosa e aventureira, que vive num mundo semelhante ao nosso, mas com algumas diferenças notáveis… por exemplo, todas as pessoas possuem um génio: a sua alma encarnada na forma de um animal. Ao longo da história, vamos encontrando seres de todos os tipos: ursos, feiticeiras, fantasmas… e vamos conhecendo novos mundos e novas potencialidades.
Esta é uma história que mistura a componente fantástica com elementos de física, e ao mesmo tempo possui também uma forte componente anti-religiosa. Eu diria até que este é um dos temas centrais da trilogia… E confesso que me agradou, por ter sido bem desenvolvida e explorada. Gostei, de um modo geral, pela importância dada a valores como a coragem, a amizade e o amor. Também por destacar que por vezes é preciso deixarmos de pensar tanto no nosso bem-estar e mais no dos outros.
Resumindo… Para os amantes deste género de livros, recomendo vivamente. Mesmo para quem acha que não faz o seu estilo, experimentem porque não se vão arrepender!

Entretanto, a história está a ser adaptada ao cinema. Já no próximo mês de Dezembro estreia “The Golden Compass”, a primeira parte da história. Vejam mais aqui. – Célia M.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.