2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Célia has read 0 books toward her goal of 75 books.
hide

Estou a Ler

Newsletter

Arquivo

Creative Commons License This blog by Estante de Livros is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.

Visitas desde 20/07/2007

Kafka à Beira Mar

Monday, September 24, 2007 Post de Célia
“Sou livre. Fecho os olhos e penso com toda a minha força na minha nova condição, ainda que não esteja bem certo do que significa. Tudo o que sei é que estou completamente sozinho. Desterrado numa terra desconhecida, como um explorador solitário sem bússola nem mapa.”

Kafka à Beira-Mar é um livro que descreve, em paralelo, a vida de um rapaz de 15 anos que foge de casa e a vida de um idoso que nunca recuperou por completo de um misterioso acidente que ocorreu quando era jovem. Ao longo do livro, acompanhamos as aventuras e desventuras destas duas personagens únicas e adivinhamos que algo as une. É um livro feito de coincidências, personagens peculiares, gatos que falam e peixe que chove do céu. Situações estranhas que, também estranhamente, encaixam.
A escrita é muito boa e mais simples do que esperava à partida. Haruki Murakami tem o dom de nos fazer pensar no sentido das suas palavras. E tem o bom gosto de, aqui e ali ao longo da história, introduzir elementos de cultura geral bastante interessantes, seja através dos diálogos entre as personagens, seja através de determinados acontecimentos.
A verdade é que a estranheza da história se entranha. Identificamo-nos com a busca pessoal que as personagens principais empreendem e com o que elas sentem ao longo do caminho. Há coisas que não chegamos a compreender, mas julgo que é aí que reside muito do encanto desta história.
Tenho pena de ter pedido este livro emprestado, pelo simples facto que é um livro que merece estar em qualquer estante. Simplesmente adorei e tenho a certeza que hei-de ler mais deste autor.
Uma nota muito positiva também pelas notas da tradutora que vamos encontrando ao longo do livro e que ajudam o leitor e perceber um pouco mais do que é a cultura japonesa. – Célia M.




  • Miss Alcor

    Bem… tiveste um experiência completamente diferente da minha!
    Eu sei que não lemos o mesmo livro, mas o que é certo é que o “Norweegian Wood” é um livro tão triste que não o recomendo a ninguém! Triste e estranho!
    No entanto, já ouvi grandes louvores ao livro “Sputnik meu amor” e se algum dia me atrever a comprar alguma coisa dele, será certamente esse!
    No entanto, a nota positiva que deste a este livro, deixou-me com a curiosidade aguçada!
    Talvez quando a minha lista diminuir, acabe por investir em Haruki! Afinal, um livro não devia ser factor de julgamento de toda a obra do autor!

  • Canochinha

    Miss, tenho o Sputnik na minha prateleira à espera de ser lido… Se quiseres, podes sempre esperar que o leia para te dar uma opinião. Agora, quando é que isso vai acontecer, não faço a mínima ideia :)

  • Dawn

    Esta tua crítica também me deixou bem curiosa!! Infelizmente nunca li nada do autor, quando o fizer esta vai ser a minha primeira escolha!

  • meldevespas

    Não li (ainda) este Kafka à beira mar, mas já li o Sputnik, meu amor, e o Em busca do Carneiro Selvagem, e….já estou completamente rendida à escrita deste autor!
    Sim, é um bocado estranho, no que escreve, mas isto, porque ele a meu ver faz uma especie de aliança entre a prosa e a poesia, que é magistral.
    Apesar disto, creio, que ele tem uma maneira de escrever muito simples, com palavras básicas, textos escorreitos e estórias muito boas mesmo.
    Compreendo bem o teu encanto com este livro, vou ver se também consigo ler esse.

  • Menphis_Child

    Adorei ler o Sputnik, mas ainda não li mais nenhum livro dele, o que por acaso não deixa de ser estúpido porque fiquei mesmo encantado com o Sputnik, mas acho que não falta muito e não vou resistir mais.

  • Miss Alcor

    Canochinha, claro que fico à espera!
    Afinal, a lista já vai tão grande, que tenho mesmo de refrear as compras… tenho de juntar dinheiro para o concerto! :D:D:D

    ;)

  • Canochinha

    Miss, tanto livrinhos que tu podias comprar com o dinheiro do concerto… :D:D:D:D

    (just kidding)

  • …Lu…

    Murakami… excelente, obviamente!!! :)