Home / Opiniões / A Saga das Pedras Mágicas

A Saga das Pedras Mágicas

A Saga das Pedras Mágicas é uma colecção de literatura fantástica, da autoria da escritora portuguesa Sandra Carvalho, e que conta para já com 3 volumes: A Última Feiticeira, O Guerreiro Lobo e Lágrimas do Sol e da Lua. Segundo a autora, a saga ficará completa com seis volumes.

Ora bem, foram dois os motivos que me levaram a empreender esta leitura:
a) Ser fã de literatura fantástica
b) Tirar as minhas próprias conclusões acerca de supostas semelhanças com os livros da Juliet Marillier, uma das minhas escritoras favoritas.

Quando comecei a ler o primeiro volume, tive claramente a sensação de dejavú. As semelhanças com “A Filha da Floresta”, da Juliet Marillier, são por demais evidentes… consciente ou inconscientemente, Sandra Carvalho inspirou-se demasiado na autora australiana. Confesso que este tipo de situações me irrita um bocado, mas decidi dar o benefício da dúvida não só porque se trata de um primeiro livro, mas também porque considero que nenhum artista, em campo algum, inventa a pólvora. Ou seja, os instrumentos já existem, o que conta é o que cada um faz com eles.
Apesar de tudo, a história prende e à medida que as páginas se vão virando, ganha voz própria. A escrita é boa e prende o leitor, quanto a isso não tenho nada a dizer. A verdade é que a negativa impressão inicial se desvanece à medida que se vai avançando na história e nos livros. Não fiquei super fã, pelos motivos que já referi, mas vou concerteza ler o livros seguintes. – Célia M.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.